Que tipo de fungo cresce em frutas?
Photos.com/Photos.com/Getty Images
Fungos são uma parte natural do meio ambiente, e são encontrados por toda a parte, em quase todas as regiões do mundo. Existem dúzias de espécies de fungos que podem afetar árvores frutíferas e uma ampla seleção que atinge as próprias frutas. A maioria dos fungos que afeta frutas cresce melhor em clima quente e irá se espalhar mais rápido em frutas macias, como pêssegos e morangos. Algumas variedades de mofo vivem melhor em algumas frutas do que em outras.
Alternaria
Existem aproximadamente 300 espécies de alternaria, uma das infecções pós-colheita mais prevalentes em fruticultura. O fungo aparece primeiramente como lesões afundadas, seguidas por uma massa cinza esverdeada de esporos, que cobre a superfície da fruta. Lesões similares podem estar presentes em folhas, geralmente em um tom marrom avermelhado. O fungo pode causar sintomas similares aos de uma alergia na maioria das pessoas, entretanto, de acordo com os Institutos Nacionais de Saúde dos EUA, pode causar asma, infecções e outros problemas naqueles pacientes com sistema imune enfraquecido.
Antracnose
O antracnose afeta frutas e flores, e leva ao desenvolvimento de massas de esporos laranjas nas frutas. Este é primariamente um problema pós-colheita e de acordo com a Universidade do Estado de Ohio, frutas armazenadas em temperatura ambiente podem apresentar sintomas em dois dias. O fungo também é conhecido por produzir lesões marrons nos órgãos reprodutivos e pode se espalhar para as folhas.
Botrytis
Um tipo de mofo cinza, botrytis é um problema muito comum em uvas, morangos e framboesas. Temperaturas brandas e umidade promovem o crescimento e ele geralmente penetra na planta através de cortes ou feridas. O fungo inicia nas folhas e irá chegar às frutas. Frutas infectadas desenvolvem fragmentos de esporos branco acinzentados antes de se tronarem moles e apodrecerem. Agricultores devem ficar atentos em crescimento em plantas antigas, uma vez que elas são mais frequentemente as primeiras afetadas.
Rhizopus
Existem aproximadamente 50 espécies de rhizopus, algumas das quais afetam animais, enquanto outras visam as frutas. R. arrhizus e R. artocarpi são as formas mais comuns que atacam as frutas, e são mais problemáticos em maçãs maduras. Eles se apresentam como esporos preto acinzentados que atacam feridas na pele. Se ingeridos, os fungos podem causar infecções, inclusive fatais, em pessoas.
Geotrichum
Geotrichum é um tipo de mofo verde que causa problemas primariamente em frutas cítricas. Existem muitas variedades de fungos geotrichum, a maioria das quais pode causar infecções se inalada. Ele é um fungo oportunista, que irá infectar através de cortes ou buracos na casca. Ele apresenta crescimento rápido, produzindo um fungo em forma de pó, de cor branca, que se torna verde ao longo do tempo. A ingestão pode levar à uma séria infecção para aqueles que estão imunocomprometidos.
Mais Artigos
Quanto tempo leva para o mofo se desenvolver no pão de forma?→
Por que as folhas das minhas plantas de pimentão verde estão ficando amareladas?→
Quais são os 6 estágios de fungos em morangos?→
Por que as folhas da minha bananeira estão ficando amarelas e morrendo?→
Como saber se um morango está estragado →
O que posso usar para fungos em meu pessegueiro?→
- Photos.com/Photos.com/Getty Images