O ciclo de vida de uma joaninha

Joaninhas desfrutam de uma vida surpreendentemente longa para os insetos

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

As joaninhas são admiradas pelas crianças devido as suas cores brilhantes e aparência suave. Elas são apreciadas pelos jardineiros devido aos seus hábitos predatórios, pois seu amor pelos pulgões ajuda a evitar que as plantas sejam depredadas. Esses pequenos insetos levam apenas de três a quatro semanas para amadurecerem de ovos a adultos, mas elas podem viver até três anos.

Ovos

As joaninhas fêmeas adultas depositam os ovos na parte inferior das folhas, no meio das colônias de pulgões. Elas fazem isso para evitar que os ovos sejam devorados por predadores. Dentro de três a cinco dias depois, os ovos da joaninha, que são minúsculos, laranja, e em forma de bolas de futebol, eclodem e começam a se alimentar dos pulgões que os cercam.

Larvas

Quando as joaninhas emergem dos ovos, elas não se parecem com joaninhas adultas em miniatura. Em vez disso, se parecem com minhocas pequenas nas cores laranja e preto que alimentam-se constantemente de pulgões. A larva de joaninha é capaz de consumir até 400 pulgões de duas a três semanas, antes de fazer uma breve hibernação e transformar-se na sua forma adulta tão conhecida.

Pupa

Depois de se alimentar de pulgões, as larvas de joaninha se prendem a uma folha e começam a empupar. Durante essa fase, as larvas transformam-se de criaturas cilíndricas preto e laranja à criaturas vermelhas de meia-cúpula com reconhecíveis manchas pretas em seus corpos e manchas brancas perto das cabeças. Todo o processo geralmente leva menos de quatro semanas.

Adultos

Como adultos no meio selvagem, as joaninhas podem viver vidas produtivas, e proteger as plantas das forças destrutivas dos pulgões. Embora a maioria das joaninhas vivam por cerca de um ano, espécies como o Besouro Asiático sobrevivem até três anos em condições adequadas. Joaninhas adultas se protegem de predadores com suas marcações coloridas ao fingirem-se de mortas quando ameaçadas e segregando um líquido de gosto ruim por entre as pernas. Se um predador comer uma joaninha quando ela estiver segregando esse líquido, ele provavelmente não comerá outra joaninha novamente.

eHow Brasil
×