Como furar chapas de aço inoxidável

••• Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images

A propensão do aço inoxidável para "encruar" o torna difícil de perfurar. O encruamento ocorre quando o calor gerado por corte, dobragem ou a perfuração do metal faz com que a área aquecida endureça. O calor localizado gerado durante a perfuração faz com que a chapa endureça mais rápido do que com outros tipos de trabalho com metais. Controlar o acúmulo de calor e usar uma broca projetada para metais mais duros lhe permitirá perfurar várias chapas.

Passo 1

Selecione uma broca de cobalto correspondendo o tamanho do furo necessário no mandril de uma furadeira.

Passo 2

Revista a extremidade da broca e a superfície da chapa de aço inoxidável com o fluido de corte.

Passo 3

Defina a ponta da broca na superfície da chapa de aço inoxidável. Empurre a furadeira com firmeza em direção à superfície de metal. Aperte o gatilho da furadeira para girar lentamente a broca. Aplique fluído de corte adicional na ponta da broca se observar fumaça saindo da área que está perfurando. Alivie a pressão que está aplicando na furadeira quando completar o processo de perfuração.

Passo 4

Fixe uma broca escariadora na furadeira. Aplique fluído de corte nela. Defina a ponta da broca no orifício e aperte rapidamente o gatilho da furadeira para remover as imperfeições em torno da borda do orifício.

Passo 5

Limpe o fluído a partir da superfície da chapa de aço inoxidável.

Mais recentes

×