Como furar um furúnculo

••• Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

O furúnculo é um bolsão de infecção que começa bem fundo na pele, em geral em torno de um folículo de cabelo. Eles acontecem mais no rosto, pescoço e em áreas onde há suor e bastante atrito. Furar um furúnculo por conta própria não é recomendado porque há o risco de que a infecção se espalhe.

Passo 1

Limpe a área do furúnculo com um adstringente leve para tentar fazer com que ele suba mais para a superfície, criando uma "cabeça". Aplique o adstringente com um punhado de algodão por vários minutos, várias vezes ao dia. Não use o adstringente se o furúnculo estiver parecendo pronto para se romper ou se estiver em uma área sensível.

Passo 2

O furúnculo leva cerca de quatro a sete dias para formar uma "cabeça" com pus amarelo ou branco. E isto quer dizer que ele está pronto para ser drenado. Não o fure antes que ela tenha surgido.

Passo 3

Após o surgimento de uma "cabeça", fure o furúnculo. Comece limpando e organizando a área ao seu redor e colocando à mão o álcool, a agulha e o material para curativo. Lave as mãos e o furúnculo com água e sabonete. Na sequência, passe álcool ou peróxido de hidrogênio. Do mesmo modo, esterilize também a agulha que será usada.

Passo 4

Prepare-se, porque furar um furúnculo dói bastante.

Passo 5

Com cuidado, insira a ponta da agulha no centro do pus na "cabeça" do furúnculo. Não deve ser necessário ir fundo demais com a agulha.

Passo 6

Esprema com delicadeza o furúnculo para que todo o material infeccionado saia. Limpe imediatamente o pus usando uma toalha ou gaze ensaboada, para que a infecção não se espalhe. Deixe que a área seque e cubra-a com gaze e esparadrapo.

Passo 7

É provável que o furúnculo continue drenando pus e sangue por mais um dia ou dois. Lave a área e troque o curativo frequentemente.

Mais recentes

×