Como fazer um globo terrestre

••• Images Courtesy of Enchanted Learning

Criar um globo terrestre é um jeito criativo e divertido de ensinar as crianças sobre Arte, Geografia, História e Geometria. Você pode fazer um globo como um projeto escolar, ou apenas por diversão. Crianças de todas as idades podem fazer isso, mas esteja preparado para a bagunça. Todos os suprimentos necessários estão disponíveis em qualquer loja de artesanato ou papelaria.

Passo 1

Crie uma pasta de farinha para usar como cola no jornal. Misture uma xícara de farinha e uma de água numa tigela grande. Uma vez que os ingredientes sejam completamente misturados, despeje-os numa panela e aqueça em fogo médio no fogão. Acrescente mais 4 xícaras de água e deixe ferver entre dois e quatro minutos, mexendo constantemente. Apague o fogo de deixe a pasta esfriar completamente antes de usá-la.

Passo 2

Usando suas mãos, rasgue o jornal em tiras longas. Faça-as com pelo menos 4 cm de largura. As crianças podem ajudar nesse passo e elas irão adorar rasgar papel. Coloque as tiras numa pilha, no centro da mesa ou área de trabalho.

Passo 3

Encha uma bexiga grande, uma por criança, e dê um nó forte. Um adulto pode ter que ajudar as crianças a encherem os balões. Uma vez que a bexiga estiver cheia, mergulhe as tiras na pasta de farinha e aplique-as sobre o balão. Para um globo mais grosso, acrescente pelo menos quatro camadas de jornal com pasta. Deixe que a bexiga seque completamente antes de ir para o próximo passo.

Passo 4

Pinte o lado de fora do globo com tinta acrílica, cobrindo-o completamente. Essa tinta seca rapidamente e as crianças conseguem usá-la facilmente. Deixe a tinta azul secar. Então, mostre às crianças a imagem com os continentes e faça com que elas pintem, com tinta verde, todos eles em seus próprios globos. Deixe a tinta verde secar.

Mais recentes

×