×
Loading ...

Por que golfinhos não têm brânquias?

Golfinhos são membros da família da baleia, classificados como baleias dentadas. As pessoas geralmente não colocam golfinhos com as baleias muito maiores, mas eles têm semelhanças. Ambos são mamíferos e, como tais, respiram com os pulmões. É por isso que os golfinhos não têm guelras, como os peixes têm. Aqui está uma explicação sobre como os golfinhos respiram.

Golfinhos são mamíferos, por isso respiram com os pulmões (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)

Recursos

Golfinhos têm que ter uma via aérea para os pulmões, mas seria impraticável ter tal via aérea onde você esperaria ver um nariz em um mamífero normal. Passando toda a sua vida na água, o golfinho teria muita dificuldade de respirar se a sua via aérea estivesse no rosto. É por isso que o golfinho tem uma bolha no topo da cabeça. Ele suga o ar através deste buraco e, em seguida, exala quando volta para a superfície.

Loading...
Golfinhos têm uma bolha de ar no topo da cabeça (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Função

Por que um golfinho não se afoga quando vai para baixo d'água? A água não pode fluir para a bolha. Retalhos musculares cobrem a bolha, mantendo a água do lado de fora, enquanto o golfinho nada abaixo da superfície. Eles abrem quando ele sobe para a superfície, permitindo que expire e, em seguida, inspire novamente. Além disso, a traqueia do golfinho não está conectada à via aérea da bolha. A bolha vai diretamente para os pulmões.

A água não entra na bolha de ar, por isso eles conseguem respirar (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)

Cronograma

Golfinhos podem ficar abaixo da superfície por alguns minutos, à caça para alimento ou brincando ou escapando de perigo potencial. Eles normalmente vêm à tona para respirar a cada dois minutos, mais ou menos. Baleias podem demorar alguns segundos para expirar, mas os golfinhos precisam apenas uma fração desse tempo, antes que inalem novamente e mergulhem de novo na água.

Eles podem ficar alguns minutos debaixo d'água, à procura de alimento ou só por diversão (NA/AbleStock.com/Getty Images)

Considerações

O golfinho mais famoso foi Flipper, a estrela de uma série de televisão dos anos 1960. Flipper é um golfinho, uma espécie comum, que ajudou um guarda do parque e sua família em Florida Keys. No show, Flipper era um homem, mas o papel foi desempenhado por um golfinho fêmea, chamada Mitzi, e uma série de "dublês". Flipper encontrou-se em algumas situações em que ele estava preso debaixo d'água e teve que chegar à superfície ou com risco de afogamento. Esse era o caso na vida real. Apesar de ser capaz de prender a respiração por um tempo muito longo, golfinhos acabarão se afogando, se não voltarem à superfície.

O golfinho mais famoso foi Flipper, de uma série dos anos 1960 (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Geografia

Golfinhos são encontrados em todos os oceanos do mundo, com exceção das águas próximas aos polos. Eles podem segurar a respiração tempo suficiente para mergulhar a profundidades de 1.000 pés, em busca de lulas e peixes.

Golfinhos podem mergulhar até 1000 pés, à procura de alimento (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)
Loading...
Loading ...
Loading ...