Como saber se você está grávida pela temperatura corporal basal

Jupiterimages/BananaStock/Getty Images
Fazer uma tabela com a sua temperatura corporal basal pode revelar muitas coisas sobre o seu ciclo menstrual. Observando sua temperatura, você pode determinar se e quando a ovulação ocorreu. Também é possível determinar se você está grávida ou detectar desequilíbrios hormonais. Um aumento significativo na temperatura basal pode ser sinal de gravidez.
Step 1

Brian Jackson/iStock/Getty Images
Comece fazendo uma tabela com o seu ciclo. Ele começa no primeiro dia da menstruação; este é o dia 1. Marque o dia 1 do ciclo na sua tabela.
Step 2

Alexander Raths/iStock/Getty Images
Tire a temperatura basal todos os dias pela manhã. Use apenas o termômetro de temperatura basal, pois é mais sensível do que um termômetro de febre. As temperaturas devem ser tiradas depois de pelo menos três horas de sono ininterrupto e antes de se levantar. Não coma, beba ou fume antes de tirar a temperatura, pois isso irá alterar a temperatura da sua boca e causar uma leitura pouco precisa.
Step 3

Thomas Pullicino/iStock/Getty Images
Registre a temperatura na sua tabela. Um padrão deve se estabelecer sozinho, com as temperaturas permanecendo constantes até a ovulação, período no qual ela aumenta e permanece elevada até o final do ciclo.
Step 4

kzenon/iStock/Getty Images
Observe o padrão da sua temperatura na ovulação. No dia de ovulação, sua temperatura irá cair. Depois, irá aumentar novamente no dia seguinte e continuar alta até o final do ciclo. Essa mudança de temperatura deve ser de pelo menos 0,4 graus. Se o aumento na temperatura não for diferente ou baixo, você pode estar em um ciclo não ovulatório, em que não ocorre ovulação, ou você pode ter um desequilíbrio hormonal.
Step 5

Thinkstock/Stockbyte/Getty Images
Continue a observar suas temperaturas depois da ovulação. Em um ciclo normal, as temperaturas cairão cerca de 14 dias depois da ovulação. Se a temperatura permanecer elevada e a menstruação não ocorrer, você pode estar grávida. Isso pode ser confirmado com um teste caseiro de gravidez ou um exame de sangue feito pelo seu médico.
Referências
Sobre o Autor
Gwen Wark is a freelance writer working from London, Dublin, and New York. She has been a published writer since 1998 with works appearing in both university and local publications. Her current writing projects include SEO, web copy, print and advertising features. She holds a Bachelor of Arts in English with a minor in history from Rutgers University.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/BananaStock/Getty Images