×
Loading ...

Habilidades motoras perceptivas em crianças

Existem dois tipos de habilidades motoras. A habilidade motora fina é a capacidade de manipular objetos pequenos e delicados. A habilidade motora grossa requer o movimento controlado da maior parte do corpo, ou de ele, para executar uma tarefa. As crianças desenvolvem a maioria de suas habilidades motoras grossas, tais como movimentar os braços e as pernas, antes de realizar as finas, como a escrita. Ambas são essenciais para o crescimento e o desenvolvimento das crianças. É vital praticá-las continuamente e melhorá-las através de brincadeiras. Afinal, brincar é o "trabalho" de uma criança.

O desenvolvimento das habilidades motoras pode ajudar a preparar uma criança para a escola (boy writes to writing-books image by Stepanov from Fotolia.com)

Habilidades motoras finas

O desenvolvimento da habilidade motora fina requer prática na manipulação de objetos finos e delicados. Ela é essencial para o desenvolvimento da coordenação óculo-manual. O Departamento de Psicologia do Mesa Community College recomenda ajudar uma criança a inserir um disco em um drive de CD no computador ou assar e decorar cookies. Outras tarefas sugeridas incluem a construção com blocos, colocação de adornos ou massas e a montagem de quebra-cabeças. Permita que a criança pinte, colora e manipule massinha de modelar regularmente.

Loading...

Habilidades motoras grossas

Os braços, o tronco e as pernas são usados ​​para executar as atividades de habilidade motora grossa. Elas desenvolvem o equilíbrio e a coordenação. As habilidades motoras grossas começam a se desenvolver na infância, quando os bebês aprendem a erguer a cabeça. Eles, então, avançam para controlar seus braços, pernas e tronco. Com 2 semanas de idade, um bebê deve conseguir mover a cabeça de um lado para o outro. Com 4 a 5 meses, um bebê tem a capacidade de erguer a cabeça e agarrar objetos. Eles devem sentar-se, independentemente, com a idade de 8 a 9 meses.

Habilidades motoras finas para pré-escolares

No momento em que uma criança atinge a idade pré-escolar, ela deve conseguir executar várias tarefas. Essas tarefas devem ser praticadas na primeira infância. As crianças devem, frequentemente, cortar e colar objetos de papel, combinar objetos, controlar um lápis ou lápis de cera, camisas de botão e zíperes.

Habilidades motoras grossas para pré-escolares

As crianças que entram em idade pré-escolar devem ser igualmente adeptas a certas habilidades motoras. Ajude a criança a desenvolver essas habilidades na preparação para a pré-escola. Eles incluem correr, caminhar em linha reta, pular, ficar apoiado com apenas um pé por um período de cinco a dez segundos, jogar uma bola e andar para trás por pelo menos 1,5 m.

Habilidades motoras como base para a vida

As habilidades motoras são blocos de construção para quase tudo o que uma criança fará na vida. Ela a ajudará mentalmente, bem como fisicamente. A competência nessas habilidades também podem elevar a autoestima da criança. Melhorar essas habilidades é tão simples como envolver a criança em artes e artesanatos ou levá-la a um parque infantil.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...