Diferenças entre jiboias macho e fêmea
boa image by Christophe Fouquin from Fotolia.com
As jiboias são nativas do México e da América do Sul. Elas geralmente vivem em florestas tropicais e outras áreas arborizadas. A vida de uma jiboia dura entre 10 e 20 anos. Elas vivem mais tempo em cativeiro do que na vida selvagem. As fêmeas e os machos são praticamente iguais, mas existem algumas diferenças entre os dois gêneros.
Tamanho
As jiboias macho e fêmea variam em tamanho. As fêmeas são tipicamente maiores, variando de 1,8 m a 2,4 m de comprimento, enquanto os machos geralmente têm 1,5 m ou menos. As fêmeas também tendem a pesar mais do que o macho, chegando a mais de 5 kg, enquanto eles raramente pesam mais de 4 kg. Segundo o livro "Boa Constrictor", de Laurel Lindemann (2009), isso pode ser devido ao fato de que as fêmeas dão a luz aos filhotes. O tamanho maior ajuda a produzir ninhadas maiores.
Aparências
Existem algumas leves diferenças na aparência entre jiboias macho e fêmea. O macho tem uma cauda mais longa, causada pela presença adicional do hemipênis, que é o seu órgão reprodutivo. Ele também tem esporas pélvicas, que podem ser sentidas ao passar sua mão gentilmente pela parte inferior da cobra, maiores do que a fêmea. Os machos também têm placas caudais maiores do que as das fêmeas.
Agressividade
As jiboias fêmeas tendem a ser mais agressivas do que os machos, principalmente devido ao cuidado dos filhotes. Enquanto eles estão sendo criados, a fêmea é mais agressiva ao defendê-los. Tipicamente, os machos só são agressivos durante a caça e brigam muito pouco entre si por uma fêmea para acasalar. Eles procurarão uma parceira por quilômetros, mas não atacarão outras jiboias por que passarem.
Reprodução
As jiboias se reproduzem sexualmente; o macho usa seu hemipênis para fertilizar os ovos dentro do corpo da fêmea. Estes se desenvolvem completamente dentro do corpo dela e os filhotes nascem após eclodi-los. O macho usa mais energia na reprodução do que a fêmea, usando suas esporas pélvicas para guiar ambos durante o acasalamento. As fêmeas não se reproduzem todos os anos, mas apenas quando estão em sua melhor condição física. Os machos também podem não se reproduzir todo ano, mas geralmente o fazem com mais frequência do que as fêmeas.
Cuidado com os filhotes
A jiboia macho não participa da criação dos filhotes. Depois que a reprodução termina, ele vai embora. As jiboias são, em geral, criaturas solitárias e raramente vivem juntas. As fêmeas só vivem com seus filhotes até que eles tenham se desenvolvido o suficiente para viverem sozinhos. Elas gastam algum tempo encontrando alimento para os filhotes e protegendo-os do perigo.
Referências
- "Amphibia-Reptilia"; Interpopulation Variation in Life History Traits of Boa constrictor occidentalis in Argentina; Margarita Chiaraviglio et al.; 2003 [em inglês]
- Animal Diversity: Informação sobre as jiboias [em inglês]
Sobre o Autor
Brenda Priddy has more than 10 years of crafting and design experience, as well as more than six years of professional writing experience. Her work appears in online publications such as Donna Rae at Home, Five Minutes for Going Green and Daily Mayo. Priddy also writes for Archstone Business Solutions and holds an Associate of Arts in English from McLennan Community College.
Créditos Fotográficos
boa image by Christophe Fouquin from Fotolia.com