Em que tipo de habitat vive o cágado pescoço de cobra?

••• turtle image by Canoneer from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>

Tartaruga pescoço de cobra é um outro nome para a tartaruga de pescoço longo oriental. Outro nome comum para este animal é cágado pescoço de cobra. Ela é assim chamada devido ao seu longo pescoço. A tartaruga pescoço de cobra é uma tartaruga com pescoço lateral, o que significa que ela move a cabeça lateralmente para seu casco, ao invés de trazê-la diretamente de volta.

Forma/estrutura

turtle image by JASON WINTER from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>

A tartaruga pescoço de cobra adaptou poderosos pés de pato para lidar com o seu ambiente. Estes pés são usados para a natação e escavação, bem como para rasgar sua presa. O casco é plano, largo e marrom com bordas pretas. Possui linhas distintivas por baixo. Este padrão permite que a tartaruga se misture ao seu ambiente.

Dieta

insect,insect image by Mirek Hejnicki from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>

Tartarugas pescoço de cobra são carnívoras, desfrutando de uma grande variedade de insetos, vermes, girinos, rãs, pequenos peixes e crustáceos. Elas preferem o fundo de areia macia de águas em movimento lento. Em terra, a tartaruga pescoço de cobra vai se aquecer em rochas e troncos durante o dia, onde goza de uma dieta de insetos.

Reprodução

swamp landscape image by Caroline Henri from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>

A época de reprodução das tartarugas pescoço de cobra é entre dezembro e fevereiro. Durante esse período, elas muitas vezes vão migrar para procurar novos corpos de água. Elas preferem corpos de água que se movem lentamente, como pântanos, represas e lagos. É nesse ambiente que elas depositam seus ovos e criam seus filhotes.

Geografia

Australia image by Stefano Maccari from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>

A tartaruga pescoço de cobra é natural da Austrália. Populações maiores são encontradas nos lagos e pântanos do norte de Queensland até o sul da Austrália. Estas populações são estáveis e são consideradas espécies de baixo risco.

Adaptações

Durante períodos de seca na Austrália, a tartaruga pescoço de cobra aprendeu a adaptar-se e sobreviver. Usando os seus fortes pés com membranas, se enterram na lama residual ou no solo do fundo do corpo de água. Quando ameaçadas, as tartarugas pescoço de cobra também emitem um fluido ofensivo malcheiroso, rendendo-lhes o apelido de "fedidas".

Mais recentes

×