A importância dos vulcões para a vida na Terra
Getty Images
Vulcões são aberturas na crosta terrestre por onde o magma proveniente do manto é capaz de fluir para o meio externo. Pode parecer que as erupções vulcânicas não possuem propósito algum além de destruir tudo ao redor. Entretanto, os vulcões trazem muitos benefícios para a vida na Terra. Sem as erupções, comunidades de fazendeiros não seriam capazes de cultivar alimentos, certos materiais de construção não estariam disponíveis e a atmosfera não seria rica em oxigênio.
Desgaseificação
Bilhões de anos atrás, a atmosfera da Terra era composta principalmente de vapor de silicato. Durante as primeiras erupções vulcânicas, dióxido de carbono e vapor d'água estavam entre os gases liberados para a atmosfera. A liberação desses gases ajudou na formação da atmosfera aeróbica do planeta.
Terra fértil
A terra mais fértil do mundo pode ser encontrada na base de um vulcão. As pedras vulcânicas são cheias de minerais e, quando decompostas, fornecem nutrientes valiosos para as plantas. Fazendeiros plantam e colhem nos vales vulcânicos.
Materiais de construção
Uma vez que o magma, também conhecido como lava, atinja a superfície, ele se resfria rapidamente. Depois do resfriamento completo, o magma se solidifica em pedras pretas, que são usadas em sabões e produtos de limpeza abrasivos. A lava seca também é usada para construir estradas e edifícios.
Terras novas
As ilhas havaianas foram criadas por erupções vulcânicas milhões de anos atrás. Esses vulcões submersos entraram em erupção inúmeras vezes, levando a um acúmulo de magma que é empurrado em direção à superfície. Há vulcões na placa tectônica do Pacífico, localizada abaixo de águas oceânicas termais e se move 8 cm por ano. O movimento da placa do Pacífico é importante para a formação contínua das ilhas.
Referências
Sobre o Autor
Amanda Milner has had articles published on the website TV Geek Army and in the "USA Today" collection "Voices of Katrina." She holds a Bachelor of Science in meteorology from Mississippi State University.
Créditos Fotográficos
Getty Images