×
Loading ...

A diferença entre um apóstolo e um profeta

A palavra "profeta" vem do hebraico e significa "a borbulhar, como em uma fonte". O dicionário bíblico define um profeta como "a boca pela qual Deus conversa com os homens".

A palavra "apóstolo" se originou do grego e significa mensageiro. Na teologia cristã, os apóstolos eram doze discípulos que viajaram com Jesus espalhando a mensagem de sua vida e ensinando após sua morte. O dicionário bíblico diz que Jesus direcionou os apóstolos para "pregar o evangelho para todas as criaturas" (Mateus 28:18-20).

O profeta Daniel na cova dos leões (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Os apóstolos

Os doze indivíduos registrados como apóstolos na bíblia são considerados os mensageiros ordenados de Jesus. Eles compartilham a experiência de terem visto e falado com Jesus e a maioria deles escreveu sobre a experiência. Eles também são referidos como discípulos, apesar de que essa definição pode ser atribuída a qualquer seguidor de Jesus ou mais amplamente para qualquer estudante.

Os apóstolos receberam a habilidade de operar milagres, segundo o dicionário bíblico, "Os apóstolos então não poderiam ter sucessores. Eles eram as únicas autoridades que podiam ensinar as doutrinas cristãs. O ofício de um apóstolo se acaba com seus primeiros titulares".

Loading...

História apostólica

Nem a Bíblia ou qualquer outra fonte fornece muitas informações sobre os 12 apóstolos. Seus nomes são citados em quatro lugares na Bíblia e nenhuma lista é exatamente igual. Judas Iscariotes, originalmente um apóstolo, foi substituído por Matias. Saulo de Tarso, ou Paulo, foi adicionado ao grupo posteriormente.

Alguns podem defender adições à lista. A descoberta de listas no Egito por Nag Hammadi inclui a informação sobre o que os gnósticos consideram ser as escrituras apostólicas de Maria Madalena, apesar do cristianismo atual não reconhecê-las como evangelho.

Os apóstolos na última ceia (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Profetas

A palavra "profeta" foi atribuída a muitas pessoas ao longo da história e não é especialidade do cristianismo, sendo usada para se referir ao profeta Maomé, o fundador da igreja mórmon Joseph Smith, antigos maias e Nostradamus. Os profetas, tanto na bíblia quanto em qualquer outro lugar, também são chamados de videntes.

Os profetas aparecem em abundância no antigo testamento e segundo a enciclopédia católica eram considerados uma bênção de Yahweh para compensar a proibição de divindades, oráculos, adivinhos e outros métodos antigos de discernir a vontade divina.

História da profecia

Muitos dos profetas registrados na bíblia não tiveram uma vida fácil. Abraão foi testado com a ordem de assassinar seu próprio filho. Moisés quase foi morto na infância e passou a estabelecer leis oficiais de profecia. Daniel foi jogado na cova dos leões. Josué foi preso e escravizado e Oseias condenado a se casar com uma prostituta.

"Um profeta ou um empreendedor nunca deve importar-se com um absurdo ocasional" observou o político britânico Oswald Mosely, "é um risco ocupacional".

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...