Hierarquia funcional de um hotel
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Todo trabalho na indústria hoteleira exige muito de seus empregados, incluindo fazer reservas, administrar pedidos de clientes, servir casamentos, equipar os quartos, consertar elevadores ou chuveiros com vazamentos, cozinhar o café da manhã de uma empresa e reservar bilhetes para o teatro e as datas para jantar. Como em qualquer outro negócio, há um ranking de posições, desde a classificação mais alta como a do diretor, até a mais baixa como a do lavador de pratos ou atendente de estacionamento. Mas não importa o papel, cada pessoa que trabalha em um hotel reflete os padrões do estabelecimento.
Gerência e administrativo
Gerir um hotel começa a partir do topo, com o diretor executivo. Ele é responsável por tomar todas as decisões finais sobre o hotel, pela realização de reuniões e apresentações e pelo lançamento de novos hotéis. Além disso, é o diretor executivo quem escolhe os gerentes gerais dos hotéis. Depois do diretor, o gerente geral é a pessoa que resolve todos os problemas, desde reclamações de clientes até dar a palavra final para eventos e acordos. Um gerente geral muitas vezes contrata um assistente para ajudá-lo nos projetos mais demorados, incluindo o trabalho de recursos humanos, como contratar e demitir funcionários, serviços de contabilidade, e geralmente supervisionando o trabalho de todos os outros funcionários do hotel.
De acordo com a tabela salarial do Indeed.com, outros funcionários administrativos - listados das posições mais bem pagas às menos bem pagas - incluem o diretor regional de vendas e marketing, diretor de recursos humanos, diretor de eventos, coordenador de eventos ou diretor assistente, gerente de banquetes, diretor ou gerente de restaurante, engenheiro supervisor e gerente da recepção.
Empregados da recepção
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Esses funcionários ficam na recepção do hotel. Eles fazem reservas, anotam pedidos, resolvem questões ou reclamações dos hóspedes, guiam os hóspedes pela portaria e garantem que eles estejam satisfeitos com a sua estadia.
O maior cargo nesse setor é o de gerente da recepção. Ele supervisiona todas as operações da recepção, lida com as solicitações dos hóspedes especiais e garante que todos os departamentos - limpeza e porteiros - realizem as tarefas que lhe forem atribuídas. Ele também pode contratar ou demitir funcionários, juntamente com o departamento de recursos humanos.
Em hotéis maiores, com mais de 60 quartos, a segunda maior posição é, na maioria das vezes, a do gerente de serviços, que é responsável por supervisionar os serviços de hóspedes a fim de garantir que todos os clientes estejam sendo atendidos e tratados com atenção, educação, cortesia e eficiência. Ele também orienta os agentes de serviço ao cliente, certificando-se de melhorar o serviço de quarto e de ocupação.
Outras posições de recepção, em ordem de maior a menor salário, incluem todos os agentes de recepção, especialistas em reserva, operadores de telefone e serviços uniformizados, incluindo carregadores de malas, porteiros e manobristas.
Departamento de comida e bebida
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Serviços de comida e bebida em um hotel requerem uma gestão especializada. Um hotel com uma localização privilegiada recebe um grande volume de clientes e deve atender às suas solicitações e gostos especiais. A hierarquia de um restaurante de hotel começa com o gerente do restaurante ou diretor. Ele supervisiona a preparação dos alimentos e as normas de saúde e de saneamento. Também é responsável por garantir a satisfação do cliente e representar os padrões e estilos do hotel.
Depois do gerente vem o gerente assistente, o cozinheiro, o diretor de banquetes e o sommelier, ou diretor de vinhos. Geralmente existem três ou quatro gerentes assistentes para substituições em caso de ausências e para ajudar o gerente do restaurante a dirigir os funcionários e garantir a qualidade do restaurante em todos os momentos. Outras posições, do maior para o menor salário, incluem o sous-chef, bartenders, servidores e atendentes do serviço de quarto, ajudantes de garçom, atendentes e caixas da cafeteria, se o hotel tiver uma. Por último, mas não menos importante, são os lavadores e o pessoal de limpeza da cozinha.
Vendas, contabilidade e administração
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Os papéis da administração, incluindo propaganda, vendas, contabilidade, pagamentos e serviços de faturamento, podem ser feitos juntos, dependendo do tamanho do hotel e do pessoal de trabalho, de acordo com a pesquisa do Escritório Americano de Estatísticas Laboriais de 2010.
Manutenção, limpeza e engenharia
Os funcionários do hotel com a menor remuneração são os que prestam serviços relacionados à limpeza e manutenção. Mas eles são de extrema importância para a reputação do hotel e garantia de qualidade.
De acordo com o escritório americano, os programas de treinamento de gestão hoteleira incluem cursos de limpeza, manutenção e gerenciamento de engenharia, para que os gestores saibam como direcionar funcionários nesta linha de trabalho. O resto do pessoal do hotel conta com esses trabalhadores para criar espaços limpos, funcionais e agradáveis para os convidados.
Os gerentes de hotel e assistentes supervisionam funcionários de limpeza e acompanham o serviço de quarto para assegurar que cada quarto de hóspede atenda aos padrões de qualidade do hotel.
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Referências
- HCareers: Carreiras de hospitalidade: Posições de trabalho em hotéis
- Quint Careers: Trabalhos em alimentação, hospitalidade, turismo e viagens
- U.S. Bureau of Labor Statistics: Gerentes de alojamento
- U.S. Bureau of Labor Statistics: Hotéis e outras acomodações
- Indeed: Salaries: Gerente de recepção em Nova Iorque
Recursos
Sobre o Autor
Noelle Carver has been a freelance writer since 2009, with work published in "SSYK" and "The Wolf," two U.K. literary journals. Carver holds a Bachelor of Arts in literature from American University and a Master of Fine Arts in writing from The New School. She lives in New York City.
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