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A história da avaliação 360 graus

A avaliação 360 graus é uma ferramentas de gestão e desempenho que proporciona aos funcionários a oportunidade de receber um retorno dos resultados a partir de múltiplas perspectivas. Ela recebe esse nome porque a avaliação provém dos subordinados, colegas, supervisores, clientes, fornecedores e até mesmo do próprio avaliado. A avaliação somente é eficiente quando os funcionários decidem fazer parte desse processo que possibilita destacar os pontos fortes e fracos do indivíduo orientando no seu desenvolvimento profissional.

O resultado da avaliação 360 graus ajuda o indivíduo no seu desenvolvimento profissional (Noel Hendrickson/Photodisc/Getty Images)

História antiga

A primeira utilização desse método de avaliação sob múltiplas perspectivas foi durante a Segunda Guerra Mundial pelas forças armadas alemãs. Embora não tivesse esse nome o conceito era exatamente o mesmo: soldados foram avaliados pelos colegas, supervisores e subordinados para fornecer informações e recomendações de como melhorar o desempenho. Os militares dos EUA usaram um conceito de avaliação de desempenho semelhante durante a Primeira Guerra Mundial, mas não tinha as participações dos subordinados incorporados pelos alemães. Entretanto, as avaliações diretas por mérito correspondiam aos sistema de remunerações e promoções.

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História documentada

Através das pesquisas, a primeira utilização documentada da avaliação 360 ​​graus foi na década de 1950, pela Esso Research e Engineering Company. Com o aumento da eficiência e sucesso financeiro adquirida com as pesquisas anônimas, a EssoResearch e Engineering Company foram compradas, agora parte do conglomerado Exxon Mobil.

O crescimento da popularidade

O conceito de avaliação 360 ​​graus ganhou popularidade devido a invenção da máquina de escrever. Antes deste equipamento e dos computadores, a avaliação era feita a mão e era impossível o anonimato por completo afetando a qualidade do método. Além disso, muitas organizações passaram a adotar a ideia da avaliação 360 ​​graus depois que várias empresas multinacionais tiveram sucesso com a implementação desse método. A história de sucesso mais notável foi a empresa General Electric com a avaliação 360 graus do executivo geral, Jack Welch. Ele aumentou as ações dos acionistas a cada ano na GE, usando essa ferramenta de desenvolvimento, além do programa de qualidade Seis Sigma e a as avaliações por mérito para decidir uma demissão de 10 por cento de trabalhadores a cada ano.

A utilização atualmente

A popularidade da avaliação 360 ​​graus tem crescido rapidamente no novo milênio. Segundo a revista Fortune, estima-se que 90 por cento de todas as empresas da Fortune 500 usam algum tipo de avaliação por múltiplos avaliadores.

Equívocos

A avaliação 360 graus é muitas vezes referenciada como avaliação por múltiplos avaliadores ou múltiplas perspectivas. Esse instrumento não pode ser o único sistema de gerenciamento de desempenho bem-sucedido. Ele deve ser usado como uma ferramenta de gestão adicional no sistema global.

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Referências

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