Uma lista de diferentes tipos de dança do século 21

O break, um fenômeno do século 20, continua popular atualmente

Photodisc/Photodisc/Getty Images

O século 21 apresenta uma variedade enorme de danças que são ramificações de muitos gêneros. Das canções de rap que ditam os movimentos a sofisticados balés clássicos, a dança moderna oferece várias manifestações. Todos os movimentos da dança contemporânea são construídos a partir de estilos tradicionais do século 20, mas com a incorporação de elementos inovadores e criativos.

Movimentos de hip-hop

Alguns sucessos notáveis da dança hip-hop que "arrebentam" no século 21 são: "Toot It and Boot It", "Dougie", "Teach Me How to Jerk", "Stanky Leg", "Crank Dat", "Cupid Shuffle", "Chicken Noodle Soup", "You're a Jerk" (uma variação de "Teach Me How to Jerk"), "Pop, Lock, Drop It", "Lean Wit It, Rock Wit It", "Walk It Out", "Two Step", "Rock Yo Hips", "Shoulder Lean" e "It's Goin Down". Estas músicas representam muitos dos movimentos do hip-hop que foram popularizados por vários grupos ou vídeos musicais.

Movimentos de pop dance

Enquanto muitas músicas de hip-hop geralmente são baladas com instruções de como se dança, muitos movimentos de dança pop representam interpretações artísticas da música, o que pode ou não ser passível de imitação para amadores. "Miura", de Metro Area, por exemplo, apresenta uma dança que é uma mistura de boogie e funk fusion, e descreve vários estilos musicais tradicionais dos anos 80. Outras danças inspiradas no pop incluem a balada poderosa "Into the Galaxy", de Midnight Juggernauts, os movimentos animados do piano de "Let's Ride", de Gonzales, e os sons estridentes e energéticos de "Ex-Lover", de Friendly Fires.

Break

O break, uma série de movimentos de dança inspirados no hip-hop que surgiu nos anos 80, continuou a progredir no século 21 com novos movimentos e técnicas, principalmente algumas técnicas de break que utilizam balé, jazz e artes marciais e criaram raízes em certas áreas urbanas, como Austin, no Texas. Estas formas de break funcionam com três movimentos básicos: o urso, o caranguejo e o macaco. Estes três movimentos dão os fundamentos para a nova onda de break.

Dança clássica

O balé clássico e outras formas clássicas de dança tiveram releituras no século 21, as quais usam elementos tecnológicos modernos para complementar a forma de dança relativamente antiga. Por exemplo, em 2010, o Los Angeles Ballet apresentou sua nova série de dança chamada "New Wave LA" (Nova onda Los Angeles, em tradução livre), que explora os apuros de dois amantes em meio a uma confusão tecnológica e cênica. Outras inovações da dança no começo dos anos 2000 incluem a retomada de certas formas perdidas, como o sapateado. Em Nova Iorque, em 2010, o novo show de dança de Savion Glover chamou a atenção para o sapateado.

eHow Brasil
×