Análise SWOT em relação à Microsoft
Image courtesy of Microsoft Office online
A análise SWOT ou análise FOFA (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças) é uma ferramenta analítica para compreender o ambiente de uma empresa. O objetivo é entender o ambiente interno (pontos fortes e fracos) e o ambiente externo (oportunidades e ameaças), capazes de ajudar ou prejudicar o empreendimento. A Microsoft e outras empresas têm realizado análises SWOT para compreender o próprio negócio.
Forças
Alguns pontos fortes da Microsoft são o reconhecimento da marca e o rápido desenvolvimento dos seus produtos. O pacote de produtividade da Microsoft Office (Word, Excel, Outlook etc) é amplamente utilizado por toda a comunidade empresarial. Essa empresa também é conhecida por lançar novas atualizações dos produtos e fazer correções dos programas em toda a sua rede.
Fraquezas
A Microsoft não reconhece as oportunidades de crescimento da internet. Por outro lado, o Google foi capaz de se posicionar fortemente no campo de buscas.
Oportunidades
A Microsoft está expandindo a sua atuação para o mercado de jogos, através da produção de itens como o Xbox.
Ameaças
A Microsoft participa de inúmeras batalhas judiciais com outras entidades. As discussões se referem a processos sobre legislações antitruste e desenvolvimento de softwares.
Novos passos
Com a Microsoft ou com qualquer empresa que executa uma análise SWOT, os próximos passos são: começar a trabalhar para melhorar os pontos fortes, minimizar os pontos fracos, aproveitar as oportunidades e debater sobre as ameaças.
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Hunter Taylor has been a freelance writer since 2005. She has authored articles for the "The Social Contract Journal," as well as newspapers, legislative magazines and e-newsletters for state legislators and organizations. Taylor holds a Master of Business Administration from Shorter University.
Créditos Fotográficos
Image courtesy of Microsoft Office online