As dez maiores empresas do setor de FMCG
two pocket cell phones image by igor kisselev from Fotolia.com
A sigla FMCG significa em inglês "fast moving consumer goods". Em português, a expressão seria algo como "produtos de giro rápido", numa tradução livre. A empresa de investimentos e relatórios financeiros Economy Watch os define como "consumíveis que são normalmente consumidos pelos consumidores em intervalos regulares". Alimentos e bebidas, artigos de vidro, de papel, itens farmacêuticos sem necessidade de prescrição, cosméticos e outros produtos populares no setor FMCG muitas vezes são feitos por empresas que atuam em outros ramos. Encontrar as dez maiores do mundo envolve a busca de empresas FMCG em várias listas anuais de empresas de ponta de todos os setores.
Forbes Global 2000
cola image by JJAVA from Fotolia.com
A Forbes Global 2000, lançada anualmente pela revista americana de negócios "Forbes", faz uso de pontuações com base nas vendas, lucros, ativos e valor de mercado para classificar as empresas de ponta. As dez empresas seguintes são as que estão no topo do ranking da Forbes, na ordem, entre as top 2000 de 2010: Proctor & Gamble (No. 29 on the overall list), Nestlé (36), Anheuser-Busch (70), Unilever (85), Coca-Cola (104), PepsiCo (106), Kraft Foods (109), Philip Morris International (132), British American Tobacco (133) e Nokia (135). As empresas que estão apenas parcialmente envolvidas em indústrias de grande consumo podem ter classificação superior na lista da "Forbes", mas não são consideradas aqui, pois este não é o seu negócio principal. Empresas do ramo farmacêutico, por exemplo, podem fazer tanto produtos FMCG vendidos livremente como drogas com necessidade de prescrição médica, que não são consideradas FMCG.
FT 500
Washing Up image by travesty from Fotolia.com
O FT 500, também conhecido como "Footsie 500", é uma lista de empresas abertas com ações negociadas na bolsa de Londres. A lista é compilada pelo "Financial Times", o jornal de negócios de Londres. O seu método de compilação difere do método usado pela Forbes, por isso, as empresas incluídas e a forma como são classificadas podem ser diferentes. Em 2010, no entanto, ambas as listas continham muitas das mesmas empresas de FMCG. As empresas FMCG no topo da lista FT 500 em ordem são: Nestlé (Número 12 na lista), Proctor & Gamble (14), Coca Cola (38), PepsiCo (47), Philip Morris International (52), Unilever (61), Annheuser-Busch (65), British American Tobacco (79), L'Oreal (92) e Nokia (102).
Outras grandes empresas
Só porque uma empresa fabrica produtos de marcas famosas não necessariamente as coloca no setor FMCG. A General Electric (GE), por exemplo, foi classificada pela revista Forbes como a empresa nº 2 do mundo em 2010 e tem uma marca conhecida que aparece em produtos FMCG. Porém, uma rápida olhada na lista de produtos GE mostra que ela é mais um conglomerado do que uma empresa FMCG. Entre as atividades listadas no site estão: eletrodomésticos, aviação, produtos de consumo, distribuição elétrica, energia, finanças (empresas e consumidores), saúde, iluminação, mídia e entretenimento, petróleo e gás, ferroviárias, software e serviços e água.
General Electric ge.com
Referências
- Economy Watch: Industrias FMCG
- Forbes Global 2000: Top 25
- Forbes Global 2000
- Financial Times FT 500, publicado em 28 de maio de 2010
- Financial Times FT 500, published 28 May 2010
Sobre o Autor
Ellen Falconetti has written professionally since 1981. Her work has appeared in major newspapers in England and the U.S.A. as well as on a variety of websites and mobile media. Falconetti specializes in travel, lifestyle, telecoms and technology. She has Bachelor of Science in speech and journalism from Syracuse University and a master's degree in creative writing from a British university.
Créditos Fotográficos
two pocket cell phones image by igor kisselev from Fotolia.com