Ideias para a coluna de um jornal
Jupiterimages/Comstock/Getty Images
Normalmente, jornalistas veteranos são recompensados com suas próprias colunas, que são impressas regularmente em jornais e fornecem uma fonte de renda estável. Esses escritores são chamados de colunistas. As colunas podem ser pessoais, sérias ou humorísticas e, muitas vezes, focam em um tema específico, embora o assunto possa mudar de vez em quando. A vantagem de escrever uma coluna é a liberdade que se tem como escritor. Enquanto sua voz for forte e distinta, pode-se trilhar o próprio caminho no mundo dos jornais.
Colunas Op-Ed
A maioria dos jornais possui uma versão de coluna de opinião editorial. Alguns, como o "The New York Times", são famosos por isso. Informações concretas, estatísticas e entrevistas são elementos importantes para criar uma coluna op-ed consistente. Embora opiniões sejam parte da escrita, o colunista deve apoiar suas declarações pessoais em evidências convincentes. Essa variedade de coluna é melhor para quem possui mente analítica e é bem atualizado.
Colunas de conselhos
Este tipo de coluna normalmente responde perguntas e aborda outros assuntos de cartas de leitores, que são reimpressas com a resposta do escritor. A coluna pode focar em conselhos sobre relacionamentos, carreira ou consultoria financeira. É importante que o colunista tenha experiência sobre o assunto de modo que seja levado a sério. Uma coluna de conselhos pode ser gratificante, pois há um retorno imediato ao ajudar os outros.
Colunas de entretenimento
Uma das colunas mais populares em qualquer jornal é a de entretenimento. Nelas, os colunistas fazem resenhas de filmes, restaurantes e participam de eventos culturais locais. Eles são reconhecidos como membros bem informados da comunidade e fornecem informações úteis aos recém-chegados. Uma boa coluna de entretenimento deve mostrar experiência e interesse no tema em questão. Uma vez que nem todos podem escrever uma coluna de qualidade sobre filmes ou comidas, aqueles que podem encontrarão oportunidades vibrantes e lucrativas disponíveis.
Colunas de esportes
Um colunista esportivo difere de um repórter esportivo na cobertura dos times locais. O colunista permanece menos focado nas estatísticas e mais focado nas pessoas e suas histórias e, normalmente, sabe muito mais sobre a história e tradição do time. As páginas de esportes sempre mostrarão o resultado do jogo, mas o colunista irá adicionar um toque pessoal à ação que acontece dentro da comunidade.
Colunas humorísticas
Um colunista humorístico deve manter o senso de humor enquanto tenta fazer os outros rirem sobre o lado mais leve de cada assunto. Notícias novas com um toque engraçado, bem como eventos atuais engraçados ou irritantes, podem enriquecer a coluna. Esses escritores devem encontrar o equilíbrio certo entre o divertido e o ridículo. O colunista pode ir muito longe por risos fáceis, e o resultado será bobo e menos pessoas lerão seu trabalho. Sempre deve haver propósito por trás da escrita.
Fazendo com que sua coluna prospere
Independente do tipo de coluna que escolher escrever, lembre-se de cultivar uma escrita consistente. Leitores devem saber o que esperar de uma semana a outra. Seja coloquial, mas não muito informal e, além disso, não ofenda os leitores. Atraia o público mais amplo possível, mas perceba que não pode agradar a todos sempre. Uma coluna bem sucedida sempre mantém os leitores na expectativa.
Mais Artigos
Ideias de homenagens para aniversários→
Qual a diferença entre a linguagem técnica e a linguagem do dia a dia nas comunicações corporativas→
Diferentes tipos de editoriais→
Diferença entre livros de romance e de ficção→
Como escrever uma biografia de uma pessoa viva→
A diferença entre tópico frasal e tese→
Sobre o Autor
Josh Patrick has several years of teaching and training experience, both in the academy and the private sector. He presented original work at the 20th Century Literature Conference in Louisville, Kentucky. Patrick worked for three years on the editorial board for "Inscape," his alma mater's literary magazine. He holds a Master of Library and Information Science.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Comstock/Getty Images