×
Loading ...

Tipos de colunas jornalísticas

Muitos jornalistas experientes sonham com a oportunidade de expressar suas opiniões em uma coluna de jornal. As colunas geralmente tratam de temas provocantes e estão presentes em jornais e revistas. Algumas mais populares incluem humor, fofocas, conselhos, editoriais, gastronomia, esportes e negócios. Os colunistas têm um vasto conhecimento sobre o seu assunto e têm escrito sobre ele por anos.

A maioria dos jornais possui colunistas. (Image Source/Photodisc/Getty Images)

Colunas de aconselhamento

Colunas de aconselhamento datam no século 18, quando alguns jornais publicavam cartas escritas pelos amantes desprezados e oferecia conselhos de relacionamento. Atualmente, elas dão sugestões sobre relacionamentos, sexualidade, ética e etiqueta no trabalho.

Loading...

Colunas de humor

Colunistas de humor escrevem textos sobre temas engraçados ou paródias de assuntos sérios. Eles costumam usar a hipérbole, o discurso inflamado e o exagero como técnicas de redação.

Colunas editoriais

Colunas editoriais fornecem um espaço para que os jornalistas expressem suas opiniões sobre vários assuntos. Cada jornal tem geralmente um quadro editorial, que conduz a opinião e debate sobre os acontecimentos atuais.

Colunas gastronômicas

Colunistas gastronômicos apresentam seus pontos de vista sobre temas relacionados a alimentos. Isto pode consistir em críticas de restaurantes, opiniões sobre os principais desenvolvimentos na indústria de alimentos ou seus pontos de vista sobre a alimentação caseira. Eles geralmente escreveram sobre questões alimentares há anos e estão antenados na indústria de alimentos.

Coluna de fofocas

Colunas de fofocas são encontradas, na maioria das vezes, em jornais e revistas de celebridades. A maioria delas se concentra em relacionamentos, famílias e escândalos pessoais dos famosos. Os colunistas de fofoca são limitados quanto ao que podem dizer devido ao risco de serem processados por difamação. Eles alcançaram seu apogeu durante a era de ouro de Hollywood, entre os anos de 1930 e 40, quando os estúdios de cinema usavam as colunas como forma de promover as suas estrelas de cinema.

Coluna de esportes

Colunistas esportivos apresentam suas opiniões sobre jogos, desenvolvimentos e controvérsias no mundo dos esportes. Estas colunas são ocasionalmente escritas por ex-atletas famosos ou treinadores, bem como por jornalistas. Essas colunas são comuns na maioria dos jornais.

Colunas de negócios

Colunas de negócios são incluídas em muitos jornais e discutem questões como o desenvolvimento de empresas, as tendências do mercado de ações, investimentos e transições econômicas. Elas são um recurso útil para aqueles que estão entrando em um negócio ou são novos investidores.

Colunas metropolitanas

Colunistas metropolitanos escrevem sobre assuntos locais que podem incluir planejamentos urbanos e regionais, assuntos governamentais, assuntos jurídicos, notícias controversas e entre muitos outros. Este tipo de coluna muitas vezes encoraja os cidadãos a se envolverem com suas comunidades.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...