Ideias e sugestões para grupos de estudo bíblico de jovens
Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images
Grupos de estudo bíblico de jovens podem ser formados a partir de vizinhos, amigos ou colegas de trabalho que tenham interesses em comum ou como parte do evangelismo de uma igreja. Aqueles que participam de estudos bíblicos caseiros fazem isso por diferentes motivos. Entre eles pode se incluir o desejo de aprender o básico, se aprofundar mais na Bíblia ou obter companheirismo com outros Cristãos. Esse estudo precisa ser coerente com aqueles que regularmente o procuram.
Quebre o gelo
Comece o seu estudo bíblico com um jogo ou atividade para deixar todos confortáveis entre si. Peça que todos falem seus nomes e sobre um fato incomum deles, sobre o porquê de eles terem procurado um estudo bíblico, o que eles fazem para viver ou sobre suas famílias. Dê a eles pequenos papéis com nomes de personagens da Bíblia, pedindo que outros façam perguntas de sim ou não até que alguém as acerte. Providencie uma referência bíblica para o personagem, de maneira que a pessoa possa procurá-lo na Bíblia se quiser.
Profundidade do estudo
Descubra sobre as pessoas o quanto elas sabem sobre a Bíblia. Você pode ter um grupo de pessoas que sejam Cristãs há anos, que têm estudado bastante a Bíblia e desejam ir ainda mais fundo na palavra de Deus. Esse grupo deve desejar aprender mais sobre grego e hebreu para um conhecimento posterior. Você pode ter um grupo de pessoas que tenham pouco conhecimento bíblico e que sejam novas na fé. Esse grupo precisará aprender o básico sobre a fé, princípios bíblicos e histórias. Você também pode ter um grupo que fique entre esses dois, que deseja estudar a Bíblia, mas também se confraternizar com outros Cristãos. Foque esse grupo no desenvolvimento de relacionamentos.
Assunto do estudo
Discuta com aqueles que frequentam o estudo regularmente o que desejam estudar e seus objetivos com o estudo bíblico. Grupos diferentes podem escolher diferentes métodos ou tópicos de estudo. Alguns grupos devem desejar estudar os personagens individuais da Bíblia. Outros podem fazer estudos sobre assuntos teológicos como salvação, graça, a realidade de milagres ou não, ou sobre o que a Bíblia diz sobre assuntos contemporâneos como o casamento, meio-ambiente e vida. Você pode estudar textos-chave das Escrituras, perguntando "O que ele diz?", "Qual o seu contexto?" e "Que diferença ele faz em minha vida?".
Orem juntos
Aqueles que frequentam os estudos bíblicos com frequência normalmente se tornam amigos íntimos. Reserve um tempo durante cada estudo para aqueles que desejam compartilhar pedidos de oração, situações e necessidades de suas vidas e na vida de suas famílias, amigos e colegas de trabalho. Liste os pedidos de oração e peça a um voluntário para orar especificamente por aquela necessidade. Você também pode orientar que os participantes orem se se sentirem tocados. Quando todo mundo terminar, ore sobre os pedidos que não foram feitos e abençõe aqueles que assim pedirem. No começo do estudo bíblico, faça um compromisso de que os pedidos ficarão dentro do grupo de estudos e não serão comentados em nenhum outro lugar.
Mais Artigos
Ideias de bilhetes para um presente anônimo→
Maneiras divertidas de ensinar sobre Deus para pré-adolescentes→
Jogos para aniversários de 70 anos→
Atividades de ciências para quebrar o gelo no primeiro dia de aula→
Os melhores jogos para sua reunião de amigos→
Como fazer a conclusão do relatório de um livro→
Referências
Sobre o Autor
Carolyn Scheidies has been writing professionally since 1994. She writes a column for the “Kearney Hub” and her latest book is “From the Ashes.” She holds a Bachelor of Science in journalism from the University of Nebraska at Kearney, where she has also lectured in the media department.
Créditos Fotográficos
Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images