Como identificar uma área com ouro
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images
A prospecção de ouro e a identificação de áreas com incidência deste metal precioso tornaram-se cada vez mais realizáveis devido aos desenvolvimentos de pesquisa do processo geológico da formação de ouro. Áreas auríferas, principalmente por todo o oeste dos Estados Unidos, fizeram florescer e morrer comunidades inteiras que viviam do garimpo. Existem várias hipóteses sobre como se forma o ouro, já que ele vem à superfície em vários tipos de rochas vulcânicas e sedimentares. O ouro é encontrado principalmente em dois tipos de depósitos: filão (veios em pedras duras) e jazidas (superfície). Localizar as áreas auríferas mais ricas envolve principalmente pesquisa, planejamento, dedicação e fundos. Em suma, quem estuda as investigações geológicas, a formação da terra, as estruturas das rochas e a história da prospecção de ouro, antes de começar a garimpar, pode ter mais chance de encontrar a quantidade desejada.
Step 1
Pesquise as características geológicas de uma área aurífera de interesse particular. Isto é, a formação das pedras, a estrutura, as linhas de falhas e os principais minerais contidos na área. Estude, também, o processo de mineralização do ouro em geral, para determinar que segmento de uma determinada área pode conter ouro.
Step 2
Veja se a área de interesse é um depósito de filão ou de jazida, para determinar o equipamento e os métodos para garimpar adequados. Um depósito de filão, consistindo de rocha dura que geralmente é encontrada em uma mina, entulho de mina ou veio de quartzo, requer uma picareta, martelo e cinzel. Garimpar em um depósito de jazida, em geral em um córrego, no cascalho de um rio ou na praia, requer uma bateia ou equipamento de dragagem.
Step 3
Planeje a sua excursão de prospecção de acordo com a sua pesquisa. Reúna o equipamento apropriado. Mapeie a área e indique os locais exatos em que você planeja garimpar ouro. Confira, também, o estado e as leis locais a respeito de prospecção de ouro relativas a essa região em particular.
Referências
- U.S. Geological Survey: Ouro; Harold Kirkemo, William L. Newman and Roger P. Ashley [em inglês]
- U.S. Geological Survey: Prospecção de ouro nos Estados Unidos; Harold Kirkemo [em inglês]
- Prospectors Paradise: The Geology of Gold; Harold Kirkemo, William L. Newman and Roger P. Ashley [em inglês]
Dica
- Devido ao fato de que o ouro é mais resistente ao tempo do que as rochas que o contêm, pepitas de ouro e partículas finas podem ser levadas pela chuva e se concentrar em depósitos de jazidas pela erosão gradual.
Advertência
- Fazer prospecção aurífera em geral requer grande soma de fundos para viajar, acomodações e veículos para percorrer caminhos fora das estradas, sem a verdadeira promessa de uma boa descoberta, na maior parte dos casos. Em outras palavras, um garimpeiro precisa esperar pelo melhor, mas ser financeiramente apoiado e psicologicamente preparado para o pior.
- Algumas áreas auríferas, inclusive nos parques nacionais, são fechadas para o garimpo. As violações podem acarretar multas pesadas e, nos casos mais graves, até a prisão.
- Se uma área aurífera se localiza em propriedade privada, tenha o cuidado de obter permissão do proprietário por escrito antes de começar a garimpar.
Sobre o Autor
Chiara Sakuwa has been a writer since 2005. Her work has appeared in publications such as the "Liberty Champion" newspaper and "The New World Encyclopedia" project. She is also the author of the novel "The Lady Leathernecks." She holds a Bachelor of Social Sciences from Campbell University and a Master of Criminal Justice from Boston University.
Créditos Fotográficos
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images