Como testar um diodo Schottky
Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images
Um diodo Schottky, semelhante ao diodo normal, limita o fluxo de eletricidade em uma direção, tal qual a ação de uma válvula de água de um sentido só. O diodo Schottky, no entanto, tem um tempo de resposta elétrica melhor por causa da dissipação muito baixa de tensão. Problemas comuns do Schottky incluem curto-circuito e superaquecimento.
Step 1
Ajuste o multímetro para a configuração de teste de continuidade, que servirá para dizer se a corrente elétrica flui de uma ponteira do multímetro digital para a outra. A maioria dos multímetros digitais utilizam o símbolo elétrico de um diodo ou onda de som para indicar essa configuração.
Step 2
Coloque a ponteira positiva (de cor vermelha) no conector de ohmímetro e, em seguida, conecte a outra (de cor preta) no conector comum do multímetro.
Step 3
Identifique os terminais de cátodo e ânodo do diodo. O cátodo estará mais perto de uma linha pintada que dá a volta no componente do que o ânodo. Conecte a ponteira vermelha ao ânodo do diodo Schottky e a preta ao cátodo.
Step 4
Escute um "bip" ou "buzz" do multímetro. Se o diodo responder como o esperado, o multímetro emitirá um som. Se isso não acontecer, o componente não está funcionando corretamente.
Step 5
Inverta as ponteiras do multímetro ao colocar a ponteira positiva no cátodo e a preta no ânodo do diodo. Observe se o multímetro emite um som. Se não acontecer, o Schottky está funcionando corretamente.
Dica
- Um diodo Schottky possui uma queda de tensão de 0,15 a 0,45 volts quando comparado ao diodo padrão de silício, que é de 0,5 a 1,5 volts.
- Se não conseguir identificar a configuração de teste de continuidade, consulte o manual do proprietário do equipamento.
Advertência
- Se o diodo estiver em um circuito, desligue a alimentação do mesmo antes de testar o componente, para evitar redirecionar a corrente para o multímetro, o que pode causar mal funcionamento ou dano permanente.
Sobre o Autor
Kevin Mason has been writing professionally since 2010. His technical knowledge includes electronics, mathematics and computing. Mason holds a technical diploma in electrical and computer engineering from the British Columbian Institute of Technology.
Créditos Fotográficos
Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images