Como identificar marcas antigas na prata de lei

••• Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Para colecionadores novatos, o mundo de prata de lei pode parecer ter uma linguagem própria. Se uma peça é genuinamente de lei, estará marcada com uma série de letras, números e símbolos - os quais têm suas origens em um sistema de marcação criado no século 14. Ao virar a peça e olhar estes números e símbolos, você pode identificar se a peça é uma prata de lei, quem a fez e quando e onde ela foi feita. Embora esses símbolos possam parecer confusos, qualquer pessoa com interesse em prata antiga pode aprender a decifrá-los.

Identificando marcas da prata de lei

Passo 1

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Procure pelo padrão da marca de pureza, conhecido como a "marca do analista". Na prata de lei, a proporção de prata pura em relação aos outros metais de ligação é de 925 partes para 1000, então a prata de lei dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha é geralmente marcada com "925". Antes de 1831, a prata de lei britânica também era marcada com o "leão de guarda" - um leão caminhando para a esquerda, mas virado mostrando todo o rosto. Desde 1831, esse selo tem mostrado o rosto do leão de perfil.

Passo 2

Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images

Procure por uma letra alfabética que irá identificar a data de fabricação. Na prata de lei da Grã-Bretanha, fontes, tamanhos de letras e fundos diferentes corresponderão à data em que foi feita a peça.

Passo 3

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Procure uma marca do fabricante e uma marca da cidade. A marca do fabricante pode consistir de uma inicial ou de um nome. Peças da Grã-Bretanha também são marcadas com um símbolo indicando a cidade de fabricação. Por exemplo, uma âncora representa Birmingham, e um castelo representa Edimburgo.

Passo 4

Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images

Determine se a peça foi feita nos Estados Unidos. Ourives americanos não usam o sistema britânico, mas muitos dos fabricantes de prata mais proeminentes desenvolveram seu próprio sistema de marcas. Os colecionadores de hoje às vezes precisam utilizar outros métodos, como estudar catálogos antigos, a fim de datar peças vintage de empresas americanas, como Tiffany e Gorham.

Passo 5

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Procure livros e recursos na Internet com fotos identificando características. Ver desenhos e fotografias de selos diferentes é uma maneira de treinar seu olho para reconhecer estas marcas quando você as vir. Livros como "A Enciclopédia dos Fabricantes de prata americana", de Dorothy Rainwater, são de valor inestimável na identificação de marcas e fabricantes.

Mais recentes

×