Como identificar o sexo de uma ema

••• Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

As emas são grandes aves não-voadoras que habitam a América do Sul, também conhecidas como "avestruzes sul-americanos". O macho adulto pode atingir 1,70 m de comprimento e pesar até 36 kg, sendo a maior e mais pesada ave do continente americano. Apesar de não voarem, elas possuem grandes asas, que podem chegar a uma envergadura de até 1,5 m de comprimento e correm a incríveis velocidades de até 60 km/h, perdendo apenas para os avestruzes. Elas são muito estimadas por seu couro e sua carne, que é similar à carne bovina, porém um pouco adocicada. Elas recebem seu nome científico, Rhea americana, da titã da mitologia Grega, Reia, esposa de Cronos. Leia a seguir como identificar o sexo de uma ema.

Passo 1

Observe a coloração de suas plumagens. Os machos distinguem-se por terem a base do pescoço, parte do peito e parte anterior do dorso negros.

Passo 2

Tom Brakefield/Stockbyte/Getty Images

Analise seus tamanhos. Os machos da espécie costumam ser maiores que as fêmeas.

Passo 3

Observe a ema ao se socializar. Os machos são mais vocálicos, enquanto as fêmeas são mais silenciosas.

Passo 4

Observe-as durante a época de acasalamento. Os machos agem de forma agressiva com outros machos ao tentar atrair as fêmeas.

Passo 5

Veja quais ave constroem os ninhos. São os machos que constroem ninhos em depressões no solo, forrando-os com capim.

Passo 6

Repare como elas agem em relação aos ovos. As fêmeas põem os ovos próximos ao ninho. O macho que é o responsável por chocá-los e por cuidar dos filhotes. Ele pode cuidar de até 30 filhotes de diversas fêmeas ao mesmo tempo.

Passo 7

Observe como as emas interagem após o nascimento dos filhotes. O macho é mais agressivo, protegendo-os de perigos, incluindo de outras emas, sejam elas machos ou fêmea. Há relatos de machos atacando seres humanos que passavam a cavalo.

Mais recentes

×