Como checar a pulsação de uma tartaruga
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Para economizar oxigênio em mergulhos profundos, a frequência cardíaca de uma tartaruga pode ficar bem lenta, a ponto de ter apenas uma batida a cada nove minutos. Em terra, no entanto, a frequência cardíaca de uma tartaruga pode variar de 10 a 30 batimentos por minuto. Como a maioria das tartarugas são capazes de retrair suas extremidades para dentro dos seus cascos, tirar seu pulso sentindo uma artéria pode ser difícil. Além disso, tentar cutucar com os dedos a área ao redor do pescoço de uma tartaruga seria temerário. O pulso é apenas uma maneira de verificar o ritmo cardíaco, e a maneira mais segura e prática para verificar o pulso de uma tartaruga é com um estetoscópio.
Step 1
Coloque o estetoscópio.
Step 2
Peça para seu assistente segurar a tartaruga, com uma mão de cada lado do casco. Ele deverá levantar a tartaruga o suficiente para permitir que você tenha acesso à parte inferior do casco.
Step 3
Coloque a parte superior do sino, a peça de metal no final do estetoscópio, entre os dedos. Segure a parte plana do sino contra a parte inferior do casco da tartaruga.
Step 4
Ouça a batida do coração da tartaruga. Conte o número de batimentos cardíacos em um intervalo de seis segundos. Multiplique o número de batimentos cardíacos por 10 para obter o número de batimentos por minuto. Por exemplo, se você contou duas batidas em um período de seis segundos, a tartaruga estará com 20 batimentos cardíacos por minuto.
Mais Artigos
Referências
- “The Exotic Pet Survival Manual”; David Alderton; 1997 [em inglês]
Recursos
Advertência
- Tenha cuidado ao trabalhar com cágados pois algumas espécies são capazes de esticar o pescoço para fora e dobrá-lo em quase 180 graus.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images