Como identificar vazamento de gás em geladeira

Ryan McVay/Photodisc/Getty Images
Geladeiras promovem resfriamento a partir de um ou dois tipos diferentes de gases. Em modelos mais antigos, o gás mais comum é o clorofluorcarbono, conhecido como freon. Geladeiras atuais não utilizam freon, por seus efeitos prejudiciais ao meio ambiente. Em vez disso, utilizam um gás menos danoso ao meio ambiente, conhecido como tetrafluoretano, também identificado pela sigla HFC-134a. Quando uma geladeira passa a não resfriar adequadamente, muitos proprietários concluem que o problema é falta de gás. Compreender problemas de vazamento é uma tarefa simples.
Step 1
Avalie os motivos que desencadearam a desconfiança de um vazamento. Se a geladeira estiver apenas não resfriando adequadamente, não é possível concluir que está ocorrendo um vazamento de gás. É provável que a geladeira esteja com qualquer outro problema. A ideia de que o gás da geladeira vai sendo consumido é um erro conceitual. Esse gás é parte de um sistema fechado e permanece comprimido. Não ocorre uma dissipação naturalmente. Apenas um vazamento pode reduzir a disponibilidade de gás.
Step 2
Sinta o cheiro, para tentar identificar o vazamento. Se suspeitar de vazamento, deverá sentir o odor. Os gases freon e HFC-134 apresentam odores distintos, que facilitam a sua identificação. Ao primeiro sinal de vazamento de gás, abra as portas e as janelas e afaste-se do eletrodoméstico. Até a atualidade, não foram identificados efeitos prejudiciais à saúde a longo prazo por estes gases, mas podem causar problemas a curto prazo. Os gases são mais densos do que o oxigênio, portanto o odor deve se concentrar nas camadas inferiores de ar, a menos que o vazamento seja muito grande e rápido.
Step 3
Desconecte a geladeira da tomada e use uma solução de sabão em água para procurar vazamentos. Use um detergente comum e um pouco de água morna para esse teste. Encha uma garrafa com spray com a solução, afaste a geladeira e borrife um pouco da solução nas serpentinas e ao redor do compressor. Se o gás estiver vazando, note a formação de bolhas no local do vazamento. Esse teste não serve para todos os aparelhos. Em algumas geladeiras, esses componentes se encontram na parte interior e não são acessíveis.
Step 4
Procure uma assistência técnica qualificada. Determinar a pressão do gás em uma geladeira requer técnicas especiais. Técnicos são licenciados e certificados para realizar esse tipo de serviço. Por conta das leis de proteção ao ambiente sobre a emissão de gases prejudiciais, é melhor deixar uma pessoa autorizada efetuar o conserto. Além disso, se a geladeira não estiver com vazamento de gás, o técnico poderá determinar qual o problema e como poderá ser solucionado.
Referências
Sobre o Autor
Jared Lewis is a professor of history, philosophy and the humanities. He has taught various courses in these fields since 2001. A former licensed financial adviser, he now works as a writer and has published numerous articles on education and business. He holds a bachelor's degree in history, a master's degree in theology and has completed doctoral work in American history.
Créditos Fotográficos
Ryan McVay/Photodisc/Getty Images