Como conferir se um ozonizador está funcionando?

••• Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Um ozonizador é um dispositivo que gera gás ozônio. O ozônio é uma forma instável (alótropo) do oxigênio que tem três átomos de oxigênio por molécula, ao invés dos habituais dois átomos. O potencial poderoso oxidante do ozônio faz com que ele seja um purificador eficaz da água e do ar. A maioria dos ozonizadores domésticos produzem gás de ozono expondo ar comum no interior da unidade à luz proveniente de uma lâmpada ultravioleta (UV). Alguns modelos usam "descarga corona", e outros, ainda, usam o princípio "plasma frio". O ozônio tem um distinto odor pungente que a maioria das pessoas podem detectar em concentrações muito baixas. O cheiro é frequentemente descrito como doce picante. Alguns comparam-no a lençóis limpos ou ao ar da floresta.

Purificador de ar ozonizador

Passo 1

Procure na unidade ozonizadora por uma luz indicadora. A luz, se a unidade possuir uma, é projetada para acender quando o aparelho está funcionando corretamente. Se ela não brilhar, a lâmpada UV está provavelmente queimada e precisa ser substituída.

Passo 2

Cheire o ar perto do aparelho quando ele estiver ligado. Se a unidade estiver funcionando corretamente, deve-se perceber o distinto odor do ozônio.

Passo 3

Gire o controle de saída de ozônio no sentido horário, para aumentar. Caso sinta o cheiro de ozônio, mesmo no ajuste de saída alto, o aparelho provavelmente precisa de um serviço de reparo.

Ozonizador de piscina ou spa

Passo 1

Procure na unidade para uma luz indicadora. A maioria dos ozonizadores de spa e piscina possuem uma.

Passo 2

Verifique o jato de água principal. O aparelho é projetado para gerar pequenas bolhas de ozônio, que o jato dispersa na água. Deveria ser possível ver essas bolhas.

Passo 3

Gire o controle de saída para aumentar. Se as pequenas bolhas de ozônio não aparecerem, mesmo no ajuste de saída alto, o aparelho, provavelmente, precisa de manutenção.

Mais recentes

×