×
Loading ...

Como impedir a formação de bolas de pelo em coelhos

Gatos e coelhos se limpam muito e, consequentemente, ingerem pelos que se acumulam dentro de seus estômagos. No entanto, ao contrário dos gatos, os coelhos não têm a capacidade de vomitar. Isso torna a formação de bolas de pelo em coelhos um problema potencialmente fatal. Felizmente, existem maneiras fáceis para ajudar a prevenir e tratar esse problema.

Instruções

Bolas de pelo são um perigo para os coelhos (Michael Blann/Digital Vision/Getty Images)
  1. Saiba a diferença entre uma bola de pelo pequena e uma emergência médica. Os sintomas de uma bola de pelo pequena e facilmente tratável são uma pequena e breve diminuição do apetite, fezes menores ou pelos nas fezes. Qualquer alteração no comportamento, como letargia e recusa a comer por mais de quatro a seis horas deve ser considerada uma emergência médica e seu coelho pode morrer em menos de 24 horas se não for examinado por um veterinário.

    Loading...
  2. Alimente seu coelho com feno, o dia todo, todos os dias. Cada coelho deve ter uma dieta que consiste em feno de capim rabo de gato de "livre escolha", especialmente quando ele estiver trocando de pelo. O consumo do feno de capim rabo de gato ajuda a reduzir as bolas de pelos ao máximo, porque o feno se emaranha com os pelos ingeridos e ajuda a empurrá-los para fora do sistema digestivo antes de virar uma bola de pelo.

  3. Lembre-se de manter o feno limpo. Alimente seu coelho com feno através uma caixa de feno, e não no chão da gaiola ou em sua tigela de comida. Pet shops vendem caixas de feno em muitas formas e tamanhos. Compre apenas as caixas de feno que podem ser anexadas no lado de fora da gaiola do coelho. Caixas de feno que podem ser anexadas dentro da gaiola são um risco de segurança para o coelho que adora pular e sentar-se em lugares divertidos.

  4. Ofereça abacaxi fresco O ácido do abacaxi pode ajudar a destruir as bolas de pelo, facilitando sua passagem pelo sistema digestivo. Não se desanime se seu coelho ficar ofendido pelo cheiro, como acontece com a maioria dos coelhos. Alguns coelhos resolvem o problema "fedido" comendo o abacaxi a contragosto. Outros são mais teimosos e poderão precisar ser alimentados à força com o abacaxi. Remova qualquer abacaxi não comido da gaiola do coelho após 5 minutos.

  5. Faça o seu coelho se exercitar para remover a bola. Leve-o a uma área de sua casa que seja à prova de coelhos e deixe-o brincar por uma hora. Essa atividade incentiva seu coelho a fazer fezes, ajudando os pelos ingeridos a se moverem pelo trato digestivo. Essa também é uma boa oportunidade para ver se o seu coelho está exibindo sintomas mais graves, como a letargia, que deve ser considerada uma emergência.

Loading...

Dicas

  • O melhor feno para alimentar seu coelho de estimação é feno de capim rabo de gato, não alfafa e nem grama.
  • O feno é uma parte integral da dieta de um coelho saudável e promove dentes saudáveis. Ele pode sustentar adequadamente seu coelho no lugar da ração para coelho.
  • Coelhos trocam de pelo a cada 3 meses e devem receber quantidades extras de feno e abacaxi preventivo durante esse período de aumento da perda de pelo.
  • Se precisar que seu veterinário examine uma suspeita de bolas de pelo no seu coelho, ele pode recomendar algum laxante para gatos projetado para remover bolas de pelo. Certifique-se de seguir as instruções prescritas quando utilizar esse produto em um coelho.

Aviso

  • Se você suspeita que seu coelho tem uma bola de pelo e ele não tem comido ou se recusa a comer por mais de 4 a 6 horas, leve-o a um veterinário imediatamente. Seu coelho pode estar sofrendo com um sistema digestivo severamente afetado e pode morrer em menos de 24 horas se não for tratado imediatamente.
  • Tente esses remédios caseiros somente se notar que as fezes do seu coelho diminuíram em tamanho no decorrer do dia, se ele estiver trocando de pelo ou se notar pelos nas fezes dele.
  • Saiba que qualquer barulho audível vindo do estômago do seu coelho é anormal e deve ser considerado uma emergência.

O que você precisa

  • Abacaxi fresco
  • Feno de capim rabo de gato
  • Caixa de feno
  • Área segura para brincar
  • Veterinário experiente
Loading ...
Loading ...