A importância da água para as plantas
A água é essencial para a vida das plantas. Para sobreviver, elas necessitam de água bem como de nutrientes que são absorvidos do solo pelas raízes. Sua composição de 90% água é transportada por toda a planta, quase continuamente, para manter seus processos vitais.
Raízes
As raízes absorvem água do solo que é transportada para a planta. Grande parte dessa água é absorvida através dos pelos radiculares, que são pequenas radículas que penetram o solo em torno das raízes aumentando a área da superfície da raiz. A água é um solvente que absorve os minerais do solo para a planta. Quando o solo seca, o crescimento da raiz diminui. Se o solo está saturado de água, as raízes podem se encharcar.
Fotossíntese
O metabolismo das plantas é feito através de processos químicos e bioquímicos. Elas usam a luz solar para separar a água em hidrogênio e oxigênio. O hidrogênio em combinação com o dióxido de carbono encontrado no ar, produz açúcar. O oxigênio é descarregado na atmosfera na forma de vapor. As plantas usam o oxigênio para queimar o açúcar e transformar em energia para seus processos vitais. A única função das folhas é coletar a luz solar e transformá-la em açúcar. As folhas obtém água através das raízes, o ar entra nas folhas pelos pequenos orifícios chamados estômatos. Quando estes se abrem, o ar entra, mas também se perde água através da evaporação. Se os orifícios se fecham para conservar a água, a fotossíntese e a produção do açúcar são interrompidas.
Crescimento
São duas as formas de crescimento das plantas: a divisão celular e a expansão das células, que crescem pela absorção de água. A divisão celular cria células adicionais, enquanto a expansão delas é um aumento no seu tamanho. Se a água é limitada durante o período de crescimento, o tamanho de célula final é diminuída, o que leva a produção menor de folhas e seu tamanho também é reduzido. As frutas também são menores, os caules são mais espessos e mais curtos e as raízes menores. A falta de água resulta em plantas menores e mais fracas. Para plantas que frutificam, o período crítico é após o florescimento, quando o fruto começa a crescer. Frutas, brotos e folhas novas requerem muita água e quase todo o açúcar que as folhas produzem. A falta de água minimiza o crescimento de novos brotos e folhas, o que significa menos açúcar disponível para o crescimento dos frutos. O crescimento das raízes fica mais lento, por isso a irrigação é necessária para manter as raízes úmidas.
Murchamento
Plantas bem irrigadas mantêm sua forma devido à pressão interna de água nas células chamada de turgescência. Quando há insuficiência de água, a pressão cai e a planta murcha. Essa pressão é essencial para a expansão celular da planta, que levará ao seu crescimento.
Escassez de água
A água regula a abertura e fechamento dos estômatos, que por sua vez regula a transpiração e a fotossíntese. Se as raízes recebem pouca água, a planta reduzirá a quantidade perdida pela transpiração consequentemente reduzindo o processo de fotossíntese que necessita a entrada de dióxido de carbono na planta pelos estômatos. Com a diminuição da fotossíntese, diminui também o rendimento das colheitas.
Mais Artigos
Sobre o Autor
Lynn O'Meara is a professional writer and editor with more than 18 years experience in the news business. She is a feature writer with specialties in the areas of fashion, beauty, food and gardening. Her background is journalism and communication for home economics.