A importância da química na cosmetologia

••• straightening hair image by Horticulture from Fotolia.com

Ao pensar em cosmetologia, provavelmente remete-se a cabelo, maquiagem e escola de beleza. Porém, ao pensar em química, raramente lembra-se de cosmetologia. Os dois estão mais intimamente ligados do que se imagina.

Todos os produtos de beleza são feitos de combinações de substâncias químicas e caem no reino da química. Ao pintar o cabelo, uma reação acontece, transformando-o de uma cor para outra. Para entender totalmente os produtos usados em cosmetologia, é preciso conhecer um pouco de química básica.

A química da coloração dos cabelos

makeup display and brush after makeup was done image by Nellie Vin from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>

Pintar os cabelos tornou-se uma ciência. A combinação correta de substâncias químicas pode fazer a diferença entre um cabelo saudável e um danificado. Para clarear os fios, geralmente usa-se descolorante. Ele retira a cor do cabelo ao reagir com a melanina (substância que dá cor aos fios). Funciona por causa de uma reação química entre o desenvolvedor, que é um agente oxidante, e um agente alcalinizante. O agente alcalinizante abre a cutícula do cabelo, o que permite que o agente oxidante chegue até a melanina.

A coloração permanente dos cabelos funciona com a penetração de pequenas moléculas no córtex do fio (o eixo dele) que reagem com o cabelo e aumentam de tamanho. Essas moléculas são muito grandes para serem removidas do espaço que ocupam. Entendendo a química básica você pode explicar esse processo para um cliente com confiança.

A química da maquiagem

makeup #6 image by Adam Borkowski from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>

A química da maquiagem é uma vasta sub-especialidade da cosmetologia. Os batons são feitos a partir da combinação de ceras, óleos, pigmentos (cores) e emolientes (amaciantes da pele). A cera ajuda no processo de aplicação. O óleo (principalmente óleo de rícino) deixa uma cobertura brilhante, quando seco, que é ideal para gloss labial. Os pigmentos criam uma grande variedade de opções de cores. Os emolientes são usados para condicionar e proteger a pele. Conhecer a composição química dos cosméticos pode ajudar o esteticista a escolher produtos apropriados para seus clientes.

Tratamento de pele e química

skin care image by anna karwowska from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>

O tratamento de pele é um negócio de ouro e a sua ciência começa com a química. Termos como surfactantes, emulsificantes e emolientes são usados em conjunto com o tratamento. A maioria dos produtos é à base de água. Ela ajuda a espalhar o creme na pele. Os surfactantes são usados para quebrar os resíduos na pele. Muitos produtos são uma combinação de óleos e água. Os emulsificantes combinam essas duas substâncias em uma mistura homogênea. Os emolientes são responsáveis pela lubrificação da pele e pela aderência dos cosméticos. Por último, ácidos graxos ajudam a tornar o produto mais suave quando aplicado à pele. Escolher o produto correto requer um conhecimento químico dos ingredientes.

Avanços da cosmetologia

cosmetology image by 26kot from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>

Conforme os químicos fazem novas descobertas na tecnologia de produtos de beleza, os esteticistas precisam se manter atualizados quanto a essas evoluções e aprender a aplicá-las em seu trabalho. Entender a química da cosmetologia torna esse trabalho muito mais fácil.

Dicas para aprender química

Muitas escolas de beleza agora ensinam a química da cosmetologia. Você pode ganhar uma vantagem lendo tutoriais de química introdutórios online ou em livros. Comece com tutoriais intermediários e siga para lições mais avançadas após entender totalmente as mais simples.

Mais recentes

×