Como induzir o crescimento de pitaias

••• Blue Jean Images/Digital Vision/Getty Images

A pitaia, que é oficialmente chamada de hylocereus undatus, é mais comumente conhecida como pera morango, dama-da-noite e fruta do dragão, de acordo com a Extensão da Universidade da Flórida. Ela é um membro da família de cactos mas cresce como uma videira, tipicamente em árvores. As flores são da cor branca, creme ou rosa e aparecem à noite, murchando logo após o nascer do sol. Induzir o desenvolvimento de uma pitaia requer condições de umidade muito específicas.

Passo 1

Coloque a pitaia em um local que mantenha uma temperatura entre 18 e 21 graus Celsius, se a planta estiver em um vaso. Se necessário, coloque-a sobre uma esteira de aquecimento para atingir a temperatura adequada. Se a pitaia estiver ao ar livre, você deve esperar que a temperatura suba até a variação correta para induzir a floração, normalmente na primavera.

Passo 2

Coloque pelo menos duas plantas de pitaia diretamente lado a lado, ou plante-as ao ar livre, separadas por 3 metros de distância, para que ocorra a polinização cruzada. Não importa qual a espécie das plantas de pitaia, já que ambas irão polinizar uma à outra.

Passo 3

Regue o solo sob a pitaia pelo menos duas vezes por semana para mantê-lo constantemente úmido, mas nunca encharcado.

Passo 4

Pare de regar a pitaia no fim do inverno. Se a planta estiver ao ar livre, coloque uma lona de plástico ao redor de sua base para tentar repelir a chuva. A falta de água faz com que a planta experimente uma seca, que é o que a induz a florescer.

Passo 5

Examine a planta todas as noites e preste atenção para o florescer de flores da cor branca, creme ou rosa, que se desenvolverão enquanto não houver água. Você também pode se levantar de manhã cedo, antes de a luz do sol incidir sobre ela, para observar seu desabrochar.

Mais recentes

×