Infecção do trato urinário por freundii
Blood cells image by patrimonio designs from Fotolia.com
Infecções do trato urinário são inflamações comuns e relativamente inofensivas do sistema urinário. Elas acontecem quando as bactérias que se encontram normalmente no trato intestinal ou sobre a pele se espalham pelo sistema urinário. A E. coli é a causa mais comum de infecções do trato urinário, mas existem vários outros tipos de bactérias que podem levar a infecções do mesmo. Um desses tipos é chamado de Citrobacter freundii.
Infecções do trato urinário
Existem três tipos de infecções do trato urinário, classificadas por qual parte do trato urinário estão afetando. O tipo mais grave é chamada pielonefrite e envolve a infecção dos rins e dos ureteres. Quando a infecção urinária afeta a bexiga, é chamada de cistite. O tipo mais comum afeta a uretra e é chamado uretrite. Como regra geral, quanto mais acima de seu trato urinário a infecção já percorreu, o mais grave é. Pielonefrite é a mais séria e requer mais tratamento, enquanto uretrite é geralmente tratada com remédios caseiros.
Citrobacter Freundii
Citrobacter freundii é um tipo de bactéria que pode ser encontrada na água, fezes e seus intestinos. Ela desempenha um papel importante na digestão. Raramente causa doenças. No entanto, quando se espalha em seu sistema urinário, pode causar infecção. Tanto limpar de trás para a frente após uma evacuação (em mulheres) quanto a relação sexual normal pode levar a infecções do trato urinário por Citrobacter freundii.
Sintomas
Os sintomas de infecções do trato urinário por Citrobacter freundii incluem sensação de queimação ao urinar. Você também pode perceber um aumento na vontade de urinar, mesmo que você só possa fazer só um pouco de cada vez. Em alguns casos, a sua urina pode até conter sangue. Ela também pode só ser mais escura ou cheirar diferente do normal. Você pode até mesmo sentir ardor ou dor na parte inferior das costas ou pélvis.
Diagnóstico
Para diagnosticar essa infecção, o seu plano de saúde irá pedir uma amostra de urina. Certifique-se de lavar as mãos e a área em torno de sua uretra para evitar a contaminação da amostra. A sua urina será então analisado para saber se há a presença de bactérias, o que confirma que existe uma infecção. Em seguida, estas bactérias serão removidas e deixadas numa cultura de urina para confirmar se as bactérias são, de fato Citrobacter freundii. Às vezes, as bactérias retiradas de sua urina ainda são usados para testar quão eficazes os remédios pode ser em para a infecção.
Tratamento
A maioria dos profissionais de saúde irá prescrever a receita de um antibiótico para uma infecção do trato urinário Citrobacter freundii. Você deve sempre informar o seu profissional de saúde se estiver tomando quaisquer outro medicamento ou tiver algum tipo de alergia, de modo que ele possa adaptar a sua receita para evitar reações adversas. Também é importante lembrar que você pode sentir alívio dos sintomas de infecção muito rapidamente. Mesmo assim, você ainda deve tomar o remédio até o fim para evitar infecções recorrentes. Sempre fale com o seu profissional de saúde se você tiver quaisquer preocupações ou efeitos colaterais.
Referências
- Citrobacter freundii
- Drelichman; J. D. Band (1985). "Bacteremias due to Citrobacter diversus and Citrobacter freundii. Incidence, risk factors, and clinical outcome". Archives of Internal Medicine 145: 1808–1810.
Sobre o Autor
Michaele Curtis began writing professionally in 2001. As a freelance writer for the Centers for Disease Control, Nationwide Insurance and AT&T Interactive, her work has appeared in "Insurance Today," "Mobiles and PDAs" and "Curve Magazine." Curtis holds a Bachelor of Arts in communication from Louisiana State University.
Créditos Fotográficos
Blood cells image by patrimonio designs from Fotolia.com