Informações sobre o acasalamento entre galos e galinhas

Informações sobre o acasalamento entre galos e galinhas

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O galo é o frango macho e tem vários rituais de acasalamento para fecundar uma fêmea, ou galinha. Curiosamente, esse processo é bastante complexo e a reprodução é bastante diferente do que se observa em mamíferos. A diferença mais notável é que as galinhas produzem ovos.

Rituais

A época de reprodução para as aves geralmente é durante a primavera e o início do verão. O ritual de acasalamento mais comum é um galo realizar uma "dança" em torno da galinha. Ele arrasta suas asas enquanto caminha em círculo ao redor da fêmea. Na maioria dos casos, a galinha se afasta, então o galo a persegue e monta nela, iniciando o processo de inseminação.

Outro ritual envolve a astúcia do galo. Ele é um animal engenhoso que, quando sente a necessidade de se acasalar, atrai as galinhas para onde haja comida, que normalmente consiste em grãos de cereais. Para fazer isso, ele cacareja em um tom alto e, então, deixa que elas se alimentem primeiro. Enquanto elas estão ocupadas, o galo repentinamente fica sobre a fêmea que escolheu para acasalar.

Inseminação

Os galos não têm um órgão reprodutor que se assemelhe ao pênis. Em vez disso, eles têm uma abertura chamada cloaca. Não é visível, mas é algo como uma vesícula seminal. O galo posiciona sua cloaca próxima à da galinha (as fêmeas têm uma abertura similar) e deposita seu esperma no interior da cloaca da galinha.

Fertilização

O esperma fertiliza a gema de ovo que está dentro da cloaca da galinha. Ela ovula a cada 24 a 48 horas. Assim que o esperma está dentro da gema, a membrana da casca começa a se formar e endurece em torno da gema. A galinha botará o ovo dentro de 24 horas após a ovulação. O ovo será produzido, independentemente da fertilização ocorrer ou não. É aconselhável ter um galo com até seis galinhas para aumentar as chances de fertilização.

Proteção

Em geral, os galos têm seu próprio "bando", que é um grupo de galinhas com as quais ele tende a se acasalar regularmente. Podem haver vários bandos em um galinheiro e isso pode criar uma competição entre os galos. Se um macho se aproxima do grupo de outro, este ataca o invasor com bicadas e salta sobre ele, usando as patas para feri-lo.

Dicas sobre a incubação

A incubação de um ovo pode levar de 21 a 24 dias. Infelizmente, o galo pode matar os filhotes recém-nascidos, por isso é importante separá-los de seus pais quando tiverem dois dias de idade. Os pais, especialmente os galos, podem bicar os filhotes.

eHow Brasil
×