×
Loading ...

Como inserir um mapa no seu cartão de visita

O cartão de visita é geralmente a única maneira de comunicação recebida e mantida por clientes potenciais. A parte da frente do cartão deve conter as informações essenciais, como nome do contato, endereço comercial, número de telefone e e-mail. Se a empresa ou escritório estiver localizado em um grande centro comercial ou em um lugar difícil de achar, o cartão também deve conter um mapa no verso, que pode ser desenhado usando as ferramentas básicas da maioria dos programas de computador.

Instruções

O cartão de visita é uma ferramenta fundamental para qualquer negócio (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

    Faça um modelo do cartão de visita

  1. Abra um novo documento com medida de 7,5 x 3,8 cm. Um cartão de visita possui cerca de 9 x 5 cm de tamanho; esse novo documento ficará bem centralizado com essas medidas.

    Loading...
  2. Clique no ícone de desenho. Usando a ferramenta de retângulo, crie uma moldura dentro do documento, que deverá ter uma espessura de 1,5. Não preencha o retângulo.

  3. Alterne para a ferramenta de linhas e use as linhas verticais e horizontais para indicar as estradas das proximidades. Durante esta etapa, use a ferramenta de grade e use a opção "Ajustar à grade"; assim, você pode desenhar linhas retas. Use uma linha única para indicar as ruas simples e uma dupla para rodovias. As linhas devem ter uma espessura de 0,75.

  4. Coloque os nomes das ruas. Desative a opção de alinhar à grade e abra uma caixa de texto. Coloque o nome da rua na caixa de texto usando uma fonte simples, depois mova a caixa próxima à rua correspondente. Repita esse processo até que todas as ruas estejam nomeadas. Se ela for vertical, use a ferramenta da caixa de texto para rotacionar o texto em 90º. Se houver necessidade do texto ficar na diagonal, use o Word Art. Não coloque linhas e nem preenchimentos nas caixas de texto.

  5. Use uma estrela, um quadrado ou qualquer outra forma para indicar o local da sua empresa ou escritório. No programa Microsoft Word, a estrela pode ser inserida clicando em "Inserir > Formas". Pressione a tecla "Shift" e use o mouse para redimensionar o tamanho da forma para que ela caiba no espaço desejado. Use as teclas direcionais para mover a forma na posição e, usando a opção "Formas", insira uma seta indicando os pontos cardeais. Abra uma caixa de texto para inserir uma letra que aponte cada direção.

  6. Transforme o arquivo em PDF usando a opção "Salvar Como" ou a função "Exportar"; assim, o formato do arquivo ficará como .pdf. As impressoras comerciais costumam ter a opção de imprimir arquivos de cartão em PDF com a arte na frente e no verso.

Loading...

Dicas

  • Se houver espaço, é aconselhável incluir também as direções para quem usar o carro.
  • Desenhe apenas as ruas necessárias para orientar aquele que usar o mapa ou aquelas que são pontos de referência. Não desenhe as ruas secundárias para que o mapa não se torne confuso demais.
  • Para um mapa mais trabalhado, o Google permite usar os seus mapas, desde que o usuário coloque os créditos e alguns "aspectos distintivos" sejam adicionados, como estrelas para indicar o local, setas direcionais e rota de direção. Salve uma captura de tela do Google Maps em formato PNG ou TIFF, redimensione-a e adicione os elementos mencionados anteriormente. Existem outros mapas on-line que também permitem fazer tal uso.

O que você precisa

  • Softwares com ferramentas de desenho e que possibilitam imprimir ou salvar arquivos em PDF (Portable document format).

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...