×
Loading ...

Que tipo de inseto é o bicho da abóbora?

O bicho da abóbora é uma das principais pragas agrícolas que ataca as plantações de abóboras. O inseto também é o vetor da doença bacteriana da abóbora videira. Quando se sente ameaçado, o inseto libera uma substância que emite um odor desagradável. A espécie é mais comum nos Estados Unidos, mas também pode ser encontrada no Canadá e na América Central.

O bicho da abóbora é uma peste agrícola (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Aparência

O bicho da abóbora (Anasa tristis) mede cerca de 1,5 cm e tem uma coloração normalmente cinza escuro ou marrom. O abdome é marcado com pontos dourados e marrons. Assim como outros insetos da família Coreidae, ele tem um par de antenas, três pares de pernas e partes bucais perfurantes e sugadoras.

Loading...

Ciclo de vida

Como a maioria dos insetos, o bicho da abóbora passa por metamorfose antes de atingir a fase adulta. Os ovos são elípticos com uma coloração bronzeada e medem cerca de um milímetro. Eles eclodem de sete a nove dias após serem postos. Depois de eclodirem, as ninfas verdes e peludas começam a alimentar-se das folhas e frutas das plantas hospedeiras. Eles mudam cinco vezes durante cerca de um mês antes de atingir o tamanho adulto. Os adultos podem viver mais de 130 dias, dependendo da disponibilidade de alimento.

Inimigos naturais

As vespas parasitas (Encyrtidae e Scelionidae) e as moscas taquinídeas (Tachinidae) podem pôr ovos em ninfas mais velhas e nos bichos da abóbora adultos, causando suas mortes. O canibalismo também é comum entre as ninfas. Poucos pássaros, anfíbios e outros animais se alimentam do bicho da abóbora, por causa do mal-cheiro que ele produz.

Danos às plantações

Os bichos da abóbora sugam a seiva das plantas, resultando em uma produção reduzida e frutos de baixa qualidade. Eles danificam plantações, deixando marcas que no começo são amarelas e depois tornam-se marrons. Plantas altamente infectadas apresentam folhas negras e quebradiças. Quando se alimentam de frutas, os insetos causam cicatrizes e áreas afundadas que aumentam o apodrecimento no período de armazenamento. Apesar de seu nome, este inseto também pode atacar outras plantas da família das abóboras, como melancias, abobrinhas e pepinos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...