Como instalar um alto-falante de casa no som do seu carro

••• 2.1 home theatre sound system. Isolated on white. image by diter from Fotolia.com

A instalação de alto-falantes de casa (aqueles usados em home theaters ou mini systems) em um som automotivo é similar à instalação dos alto-falantes próprios para carros. A maior diferença é que as caixas de som normais não têm a estrutura apropriada para serem fixadas no carro, já a estrutura dos alto-falantes próprios é projetada para isso. Pelo fato de os alto-falantes normais não terem essa estrutura, o seu maior desafio será criar uma alternativa para montá-los.

Remova o som original e instale a nova fiação

Passo 1

Localize a estrutura do som original e remova quaisquer proteções estéticas que estejam cobrindo os alto-falantes usando uma chave de fenda para soltar os parafusos. Isso deve te dar acesso aos alto-falantes do carro.

Passo 2

Remova o painel frontal do som usando um kit de remoção de som automotivo. Se o seu carro tem um som de fábrica, consulte o manual para saber como removê-lo, pois o procedimento varia de acordo com o aparelho. Se você estiver removendo um aparelho que você mesmo instalou, ele provavelmente veio com ferramentas para ajudar a removê-lo do painel (se você estiver removendo alto-falantes que já estejam com suas fiações instaladas no carro, não precisará completar os dois primeiros passos).

Passo 3

Localize os fios que se conectam aos alto-falantes. Identifique-os ao achar o fio correto no diagrama do som do carro. Cada fio geralmente vem em uma cor específica ou em pares (um positivo e um negativo para cada alto-falante, mas cada sistema identifica esses fios com diferentes cores e listras. Encontre o diagrama correto para completar esse passo. Uma vez que você tenha identificado os fios corretos, use os cabos dos alto-falantes para passar um cabo desde o seu aparelho de som até a localização das novas caixas de som. Deixe a fiação escondida ao passá-la pelos rodapés da cabine ou por baixo dos tapetes sempre que possível. Lembre-se de que se você estiver trocando os alto-falantes que já estiverem instalados no seu carro, não precisará completar esses dois passos.

Instalando os alto-falantes de casa

Passo 1

Conecte os fios que você passou do som até a caixa de som ao conectar o cabo positivo na entrada preta dos alto-falantes e o negativo na porta vermelha. Você será capaz de identificar qual o lado correto no diagrama do seu som.

Passo 2

Posicione os alto-falantes no veículo em um lugar baixo e plano. Pelo fato de eles não terem sido projetados para serem montados em carros, você precisar utilizar métodos não convencionais para prendê-los. Entretanto, muitos subwoofers são projetados da mesma maneira dos alto-falantes de casa, por isso você poderá prendê-los da mesma forma dos subwoofers. Isso inclui posicioná-los no chão do carro e na posição horizontal, ou no bagageiro.

Passo 3

Reinstale o painel frontal do som que você removeu durante o processo de instalação. Tenha certeza de que toda a fiação está posicionada de forma que não interfira nos painéis e nos pedais.

Mais recentes

×