×
Loading ...

Como instalar uma cuba em uma bancada de concreto

A instalação de uma cuba em uma bancada de concreto requer alguma coordenação e planejamento durante a construção e instalação da própria bancada. Do ponto de vista de design, as cubas de embutir são mais adequadas quando da instalação das bancadas de concreto. Elas tendem a acentuar as qualidades monolíticas do material da bancada ao deixar um anel de bancada exposto na área da cuba. O segredo para a instalação de uma bela cuba na bancada de concreto é o adequado planejamento. Seguir uns poucos passos chaves no processo de instalação da bancada assegurará que a instalação da cuba seja algo duradouro.

Instruções

Uma cuba de aço inoxidável (stream image by 26kot from Fotolia.com)
  1. Compre uma cuba de embutir, elas são projetadas para serem montadas abaixo da superfície da bancada. Possuem clips de fábrica, ferragens e um modelo para que sejam montadas abaixo da maioria das superfícies sólidas. O material deve combinar com a mistura de concreto e o acabamento. Muitos designers preferem usar exclusivamente as cubas de aço inoxidável quando embutem na bancada de concreto porque elas combinam bem com a maioria das torneiras, distraindo menos e deixando a atenção centrada na bancada de concreto.

    Loading...
  2. Use o modelo que vem com a pia para traçar um esboço do furo na parte inferior da bancada de concreto. Normalmente é uma placa de suporte de cimento de 13 mm. A melhor maneira de instalar uma cuba de embutir no concreto é derramar o concreto para que a cuba caiba. O esboço do modelo guiará a fabricação da cofragem (forma destinada à moldagem e solidificação do concreto) para formar a abertura correta para a cuba escolhida.

  3. Instale a cofragem da cuba. É recomendável usar uma inserção de espuma ou isopor para formar uma lacuna no concreto para a abertura da cuba, se não houver uma. Se não houver uma inserção de espuma disponível, dobre o masonite ao redor de uma série de blocos de suporte e cole com uma pistola de cola quente para formar uma abertura.

  4. Posicione as inserções roscadas para os parafusos de fixação da cuba. A maioria dos pias embutidas é presa pelo lado de baixo da bancada com pequenas peças de metal. Esses clipes são projetados para agarrar o lábio na cuba e segurá-la firme do lado de baixo da bancada. Inserções de rosca fêmea precisam ser incorporadas no concreto e para conseguir isso, basta fazer furos através da parte inferior da bancada até o local indicado no modelo da cuba. Coloque as inserções roscadas no lugar e prenda-as firmemente com parafusos, através dos furos que você acabou de fazer. Quando o concreto da bancada for derramado, essas inserções ficarão solidamente incorporadas no lugar.

  5. Prepare o fundo da forma para ser removido. A parte inferior da forma da bancada precisará ser removida uma vez que o concreto tenha sido derramado, de modo que a cuba possa ser embutida diretamente. Faça furos na forma da bancada ao londo da borda interna do gabinete da cuba. Essas são perfurações essenciais que facilitarão a retirada do fundo mais tarde. Cubra os topos dos furos com fita adesiva para evitar que o concreto molhado goteje através deles.

  6. Remova os parafusos que prendem as inserções fêmeas. Esse passo deve começar depois que o concreto da bancada tenha sido derramado e esteja endurecido por pelo menos 24 horas.

  7. Retire o fundo da forma da bancada a partir da parte de baixo. Use um martelo e um cinzel para arrancar o fundo em diversas peças ao longo das perfurações feitas anteriormente.

  8. Coloque fita adesiva na abertura e na borda superior da cuba. Aplique uma camada de selante ao longo da flange da cuba de embutir e no fundo da bancada de concreto.

  9. Pressione a cuba para cima sobre o selante e prenda com os clipes de embutir e os parafusos que vieram com ela. Trabalhe o selante com um dedo enluvado.

  10. Retire a fita adesiva e terá concluído a instalação da cuba na bancada de concreto.

Loading...

Dicas

  • Use sempre roupas adequadas, inclusive óculos de segurança.

O que você precisa

  • Cuba de embutir
  • Forma isopor para cuba(opcional)
  • Tiras de masonite
  • Blocos de madeira de 10 cm
  • Pistola de cola quente
  • Broca de 3 mm
  • Furadeira
  • Chave de fenda
  • Martelo
  • Cinzel
  • Fita adesiva de pintores
  • Selante de silicone transparente
  • Pistola de calafetagem
  • Luvas de látex

Referências

Loading ...
Loading ...