Como instalar um manômetro em um cano de PVC

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Para poder instalar um manômetro, ou um medidor de pressão de gás, em um cano de PVC, é necessário colar uma braçadeira no cano e depois instalar buchas de redução. Para isso, precisa-se saber o tamanho do cano, ter algum conhecimento sobre encaixes de canos e saber como colar e encaixar juntas de PVC. Esse trabalho não demora muito.

Passo 1

George Doyle/Stockbyte/Getty Images

Faça um furo no cano sem exceder o diâmetro do do buraco da abraçadeira. Esse buraco não deve ter sobras de plástico; se tiver, devem ser retiradas com o estilete. Utilize um pano seco para limpar ao redor do cano onde a abraçadeira será colocada.

Passo 2

Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

Passe o primer de PVC em toda a superfície superior do cano onde será colocada a abraçadeira e também na parte interna da peça. Depois, aplique cola nas superfícies do cano e da abraçadeira. Coloque-a centralizando a abertura sobre o furo e espere que a cola se seque durante 15 segundos. Por último, aperte a trava, parafuso ou porca para fixá-la no cano. Abraçadeiras grandes são vendidas em duas peças, para que a instalação aconteça depois de colar uma das partes.

Passo 3

Rosqueie as buchas de redução na abraçadeira se for necessário. Também é possível que as buchas sejam vendidas tipo deslizantes. Use o tipo mais apropriado, caso você tenha vários encaixes, instale todas ao mesmo tempo. Caso suas buchas sejam de enroscar, certifique-se de que ter passado pelo menos três voltas da fita veda-rosca antes de inseri-la. Por último, passe a veda-rosca no encaixe macho do manômetro e enrosque-o no encaixe fêmea de 3/8". Aperte os encaixes com a alicate bico de papagaio.

Mais recentes

×