Como desconectar um cano de PVC colado

••• Comstock/Comstock/Getty Images

Os canos de cloreto de polivinila, comumente abreviado como PVC, são de um tipo de plástico frequentemente utilizado em encanamentos residenciais. Ao conectar dois pedaços de canos de PVC, uma cola especial é aplicada. No entanto, essa cola não é como os outros tipos de adesivos, pois é um solvente à base de acetona que derrete o PVC em um processo chamado "soldadura por solvente". Desconectar dois canos soldados por solvente exige o corte dos mesmos.

Passo 1

Desligue o fluxo de água do encanamento de PVC, se possível, ao fechar a válvula de registro. A válvula normalmente é encontrada em uma parede perto dos canos ou para onde o encanamento se dirige.

Passo 2

Examine o cano de PVC para determinar os locais mais adequados para cortá-lo. Se você estiver desconectando um cano de outro, faça uma linha com um lápis, perto da borda do ponto em que um sobrepõe o outro. Se estiver removendo um acoplador ou conector entre dois canos, faça uma linha em ambos os lados do conector, pois será necessário cortá-lo dos dois lados.

Passo 3

Abra um par de cortadores de PVC e coloque-os sobre a linha feita no cano. Aperte-os firmemente, com as duas mãos se necessário, até que corte através do cano. Repita o processo na outra linha, se for o caso, para cortar do outro lado também.

Mais recentes

×