×
Loading ...

Como instalar piso de cortiça em escadas

A cortiça é uma forma ecologicamente correta de dar acabamento aos pisos da sua casa. Esse material é feito de casca de carvalho que, quando retirada da árvore, não a afeta de forma alguma, pois a casca se regenera rapidamente. Isso faz com que a cortiça seja uma alternativa verde aos pisos de madeira tradicionais, que acabam com árvores que podem levar décadas para crescerem de novo. Os pisos feitos de cortiça são macios e confortáveis, além de serem duráveis e exigirem pouca manutenção. Esse material pode ser instalado em toda a casa e até mesmo nas escadas, em vez de carpete ou madeira de lei.

Instruções

Piso de cortiça (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

    Como instalar piso de cortiça na escada

  1. Meça a altura, largura e profundidade de cada degrau para definir quanto material vai precisar comprar. O piso de cortiça pode ser encontrado nos modelos flutuante e de colar. Ao instalar na escada, escolha o modelo de colar, para obter estabilidade e facilitar a instalação.

    Loading...
  2. Escolha um ressalto, que corresponde à parte do degrau que se estende horizontalmente para além do espelho da escada. Já que a cortiça é um piso macio, é melhor usar um ressalto durável feito de madeira ou metal. Alguns fabricantes desse tipo de piso fazem ressaltos complementares, mas se não conseguir encontrar um do seu agrado, você pode escolher uma das opções vendidas na loja de materiais de construção mais perto da sua casa.

  3. Prepare a escada para instalar a cortiça. Lixe quaisquer pontos desnivelados ou acúmulos de rejunte. Remova pregos ou grampos indesejados e pregue os degraus soltos utilizando pregos e cunhas de madeira. Quando terminar, varra ou aspire bem a escada para remover toda a sujeira e os detritos.

  4. Instale os ressaltos. Comece no degrau inferior e use uma única peça para cobrir toda a frente do degrau - onde o espelho encontra o piso do degrau. Utilize o martelo e os pregos para pregar a peça em intervalos de 15 cm. Se estiver usando um ressalto de metal, você vai precisar utilizar os parafusos ou prendedores que acompanham a peça. Corte o ressalto com a serra circular, conforme necessário.

  5. Comece a instalar o piso pelo espelho (a parte vertical) do primeiro degrau. Com a colher de pedreiro, aplique a cola com movimentos circulares no espelho. Assente o piso de cortiça e pressione-o firmemente no lugar. Você terá um tempo de cerca de 15 minutos para trabalhar antes que a cola seque.

  6. Continue assentando o piso, da base em direção ao topo da escada. Corte as peças com a serra circular, conforme necessário, para que se encaixem com firmeza nos ressaltos.

  7. Deixe o piso de cortiça secar da noite para o dia e evite caminhar na escada o máximo possível durante esse período.

Loading...

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Piso de cortiça
  • Martelo
  • Pregos
  • Aspirador de pó
  • Vassoura
  • Ressaltos de degrau
  • Cola para piso de cortiça
  • Colher de pedreiro
  • Serra circular

Referências

Loading ...
Loading ...