Como instalar um varão de cortina em paredes de gesso duro

••• Jack Hollingsworth/Photodisc/Getty Images

Tentar instalar um varão de cortina em paredes de gesso maciço pode se tornar rapidamente um desastre. A parede pode quebrar ao redor das peças de fixação, arruinando grandes partes do acabamento e, quando a cortina se inclinar, quem sabe onde ela cairá? Há um truque simples para instalar as peças corretas para suportar o peso de um varão em paredes de gesso maciço e isso tem menos a ver com saber o que escolher do que com instalar apropriadamente na parede.

Passo 1

Segure o varão na posição desejada, usando um nível para assegurar que esteja reto, e marque com um lápis onde os parafusos devem ficar.

Passo 2

Com um estilete, corte uma pequena cruz no gesso, centrada sobre a marca de lápis.

Passo 3

Coloque um prego no centro da cruz e gentilmente bata-o de forma a atravessar a superfície do gesso, usando um martelo. Você não deve tentar atravessar o prego, apenas romper a superfície com acabamento e começar o furo no gesso em si.

Passo 4

Perfure lentamente pelo gesso usando o furo começado. Use um tamanho de broca especificado no pacote do parafuso que comprou. O tamanho da broca deve condizer com a largura do prendedor (peça metálica que pode se virar para formar um T no parafuso) e não ao parafuso em si.

Passo 5

Segure o parafuso de modo que três partes do sistema (trava, parafuso e bucha) estejam alinhados com a trava saindo do parafuso o mais reto possível e a bucha presa na cabeça do parafuso.

Passo 6

Pressione o parafuso no furo. Quando sentir que está dentro da parede, bata na cabeça do parafuso gentilmente com um martelo até que a bucha esteja firme na parede.

Passo 7

Encaixe uma chave de boca sobre o parafuso e vire no sentido horário até que sinta que o parafuso esteja bem preso na parede; em seguida, deverá ir para o próximo furo.

Mais recentes

×