Como converter rotação para movimento linear

••• windmill image by blaine stiger from Fotolia.com

Há muitas aplicações em que é necessário converter a rotação para movimento linear ou o contrário. Em um motor de carro, o movimento linear dos pistões é convertido a movimento giratório no volante do motor. O movimento giratório no motor elétrico precisa ser convertido para movimento linear para ser útil em uma aplicação. O exercício seguinte é uma maneira de compreender como essa conversão ocorre.

Passo 1

Desenhe um círculo de aproximadamente 25 cm de diâmetro em um pedaço de madeira compensada usando o compasso. Marque o centro do círculo com um lápis e corte o círculo precisamente com a serra (o círculo não precisa ser perfeitamente redondo). Perfure um buraco no centro do círculo com uma broca de 6 mm e outro com a broca a aproximadamente 3 cm da borda do círculo.

Passo 2

Corte um pedaço de 3 cm de largura por 45 cm de comprimento da madeira na serra de bancada. Corte buracos com a broca de 6 mm a aproximadamente 3 cm de cada extremidade dessa peça.

Passo 3

Corte um pedaço de 30 cm por 75 cm da madeira compensada. Faça um sulco reto de 60 cm de comprimento por 1 cm com uma tupia, começando a 10 cm da extremidade da madeira.

Passo 4

Prenda o pedaço de madeira de 45 cm ao buraco perto da borda do círculo com um parafuso e uma porca de 2 cm (com a porca no lado superior). Parafuse o círculo no centro do pedaço grande de madeira a aproximadamente 15 cm da extremidade, de modo que a borda do círculo sobreponha o centro do sulco por cerca de 5 cm. Use um parafuso para madeira de 2 cm. Passe um parafuso através do sulco no pedaço grande de madeira e parafuse frouxamente a outra extremidade do pedaço de 3 cm, de modo que não fique muito apertado.

Passo 5

Gire o círculo de madeira com a mão e você notará que o parafuso do pedaço de 45 cm se move linearmente para cima e para baixo na placa.

Mais recentes

×