×
Loading ...

Instruções para ajustar uma persiana vertical

As persianas verticais são um detalhe clássico à decoração. Essas peças estão disponíveis em diversos materiais, como fibras naturais, linho, tecidos, suedes e até pesados vinis que escurecem o cômodo. Elas podem ser projetadas com um simples e básico trilho inferior. Este é reforçado com plástico oco, com uma barra sólida de PVC ou então fabricado com recortes curvados, decorativos e guarnições de tecidos. Muitas delas podem ser feitas sob medida.

Saiba ajustar e montar a sua persiana vertical (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Ajustando a persiana para instalação interna

Nenhuma janela tem o mesmo tamanho. Tanto a altura quanto a largura variam. Existem tamanhos padrões no mercado, mas assim que são instaladas, as medidas podem se alterar. Para obter o tamanho exato, medir cada janela individualmente é importante para que a persiana possa ser personalizada e caber exatamente no espaço escolhido. Ao medir a janela para que a persiana caiba dentro das suas molduras, é necessário obter diversas medidas, para se ter uma ideia exata do tamanho correto do rolo necessário. Utilizando uma fita métrica, meça a parte interior da janela, no batente de cima, do meio e de baixo. Então, tire as medidas da altura por dentro do lado esquerdo, do lado direito e no centro. Se cada medida de largura e altura estiverem iguais, provavelmente o quadro da janela está alinhado. Se as medidas não estiverem completamente equivalentes, o quadro está desalinhado. Janelas fora de esquadro são mais comuns do que as alinhadas. Esse é o motivo pelo qual múltiplas medidas são requeridas para se achar o tamanho ideal de persiana. As verticais são instaladas utilizando o método “ponta a ponta”. Os suportes de fixação são montados nas laterais dos batentes da janela, deixando a persiana pendurada na ponta do próprio rolo. Não há muita possibilidade de erro com esse método, portanto, as medidas devem ser exatas.

Loading...

Ajustando a persiana para instalação externa

Instalar uma persiana vertical do lado externo do quadro da janela proporcionará maior liberdade para as dimensões da persiana e a quantidade de cobertura que ela proporcionará. Ela pode ser montada diretamente na caixa (ou moldura) em torno da janela. Ela também pode ser instalada na parede próxima à janela, com ou sem a moldura à sua volta. São necessários suportes diferentes para instalar a persiana do lado de dentro ou de fora da moldura. Há também um suporte universal, que pode ser usado para a instalação interna ou externa. A medida correta para a instalação externa depende do local onde você deseja colocar sua persiana. A sobreposição típica é de 3,8 cm a mais de cada lado das molduras da janela. Para uma melhor cobertura, e para a quantidade necessária para uma persiana-blecaute, acrescente mais alguns centímetros à largura. As medidas para a altura da persiana seguem um padrão semelhante. A altura máxima desse tipo de persiana é determinada pelo seu local de instalação. Acrescente alguns centímetros extras na parte de baixo da janela para uma melhor cobertura.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...