×
Loading ...

Instruções passo a passo para pintura abstrata acrílica

A arte abstrata, por sua natureza, desafia sua exata descrição. Ela consiste geralmente em formas, cores e padrões que comunicam algo essencial. A arte abstrata pode comunicar emoções, sensações e experiências perceptivas; alguns dizem que os comunica mais diretamente que outras formas de arte. Basicamente qualquer um pode fazer pinturas abstratas, e muitos pintores preferem tintas acrílicas pela durabilidade e facilidade na aplicação.

Instruções

Uma pintura usando imagens abstratas para um efeito expressivo (Expression Abstract painting (see more in my Portfolio) image by dpaint from Fotolia.com)
  1. Encontre um assunto. Uma pintura abstrata pode representar imagens de coisas intangíveis, como sentimentos, sensações e ideias ou mesmo imagens mais concretas de luz e sombra e imagens abstratas de pessoas e objetos. Assim que escolher o que deseja tratar, possui a fundação de sua pintura.

    Loading...
  2. Rascunhe suas ideias para a pintura com lápis em papel de desenho. Mantenha o assunto em mente ao desenhar. Se escolher algo concreto como um objeto, mantenha-o próximo para inspirar seu desenho. Se o assunto envolver sons ou música, ouça-os enquanto desenha. Selecione um rascunho ou uma série deles para a estrutura básica da pintura.

  3. Selecione uma tela. Decida se o assunto é melhor representado em uma tela grande ou pequena. Alguns pintores abstratos criam miniaturas, enquanto outros pintam em telas muito grandes.

  4. Transfira seu desenho preliminar para a tela. A imagem nela pode ser diferente dos desenhos ou referências. O segredo nesse passo está em criar uma estrutura que sinta que melhor representa a forma e tamanho geral de sua pintura final.

  5. Coloque algumas das cores escolhidas na paleta. Pinte com elas no papel de desenho e observe como combinam e contrastam-se. Adicione ou remova cores até que possua uma paleta inicial. Você pode adicionar ou removê-las durante o processo de pintura.

  6. Aplique as acrílicas na tela usa do o rascunho a lápis como guia. Você pode escolher não seguir o design exatamente e descobrir novas formas e direções para a pintura durante o processo.

  7. Experimente com luz e sombra. Cores claras tendem a aumentar ou dispersar o foco, enquanto cores escuras o diminuem. Se acha que uma parte da pintura merece mais ou menos foco, utilize esse processo de cores claras e escuras em tal área.

  8. Experimente com camadas. Pinte uma camada e deixe secar completamente, de acordo com as instruções do fabricante, e depois pinte outras camadas sobre essa. Camadas pesadas de tinta acrílica podem ser usadas para criar texturas, combinando ação ou o foco do desenho com certa área da pintura.

  9. Adicione água na tinta para dilui-la. Tintas mais finas espalham com mais uniformidade e mais claras na tela. Pode ser desejável diluir ou engrossar a tinta em partes de sua pintura.

  10. Use uma espátula ou outro meio alternativo de aplicar a tinta. Uma paleta pode aplicá-la em traços brutos ou suaves e em camadas grossas. Os artistas abstratos encontraram formas alternativas para aplicar a tinta, incluindo palitos, corda e mesmo partes do corpo.

  11. Experimente com mais ou menos conteúdo. Às vezes, apenas algumas pinceladas de tinta podem suprir a intenção do artista. Em outras ocasiões, um estilo de muitas cores grossas e explosivas combina mais adequadamente com o assunto pretendido.

  12. Pinte e repinte. A acrílica pode ser usada em camadas, então pode até escolher pintar sobre um trabalho anterior. Experimente com várias telas até que encontre a melhor imagem. Muitos pintores abstratos retornam ao mesmo assunto repetidas vezes na tentativa de aperfeiçoar a imagem.

Loading...

O que você precisa

  • Papel de desenho
  • Lápis
  • Tela
  • Tintas acrílicas
  • Paleta
  • Pincéis
  • Espátula

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...