Instrumentos necessários para fazer um rádio transmissor
Thinkstock Images/Comstock/Getty Images
Um rádio-transmissor, ou intercomunicador caseiro, pode ser um projeto bastante simples, desde que tenha o material necessário em mãos. A maioria das peças necessárias para um walkie-talkie DIY está à venda em lojas de eletrônicos e de informática, e mesmo peças velhas que tenha em casa podem ser usadas. Um rádio-transmissor é composto por seis partes básicas: transmissor, receptor, alto-falante, microfone, cristal (canais) e fonte de alimentação. Um walkie-talkie caseiro estará limitado à quantidade de canais disponíveis, mas funcionará quase tão bem quanto um comprado em uma loja.
Dois telefones sem fio
Como um telefone sem fio já tem transmissor, receptor, alto-falante, microfone e os canais, todos juntos em uma unidade, ele desempenha o papel mais importante do projeto. Um telefone sem fio normalmente se comunica à estação base usando ondas de rádio, base esta que, por sua vez, conecta-se fisicamente à linha telefônica. Visto que um rádio-transmissor não requer uma linha telefônica, ele não exige a comunicação entre as bases dos telefones sem fio.
Acoplador em linha
Os acopladores em linha são normalmente utilizados para ligar várias peças de equipamento de áudio em uma única linha telefônica. Por exemplo, uma família que quer ter fácil acesso ao telefone em vários pontos da casa usará um acoplador e adicionará uma extensão, sem a necessidade de uma linha telefônica separada. O acoplador em linha terá o mesmo papel em um rádio transmissor, que em uma extensão telefônica, conectando as estações base do telefone e permitindo a comunicação direta entre as unidades portáteis.
Conector de 9 V e resistência de 300 Ohm
Ao contrário dos telefones com cabo, os sem fio exigem que suas estações base sejam alimentadas por uma bateria. É por isso que o acoplador deve ter uma fonte de alimentação, visto que atuaria como uma estação de carga para as duas estações base conectadas à ele. Os acopladores, sendo dispositivos passivos utilizados apenas para conectar equipamentos com suas própria fontes de energia, não vêm equipados com conectores de bateria. Esse conector deve ser soldado diretamente à fiação interna do acoplador. A resistência, conectada em série entre o conector da bateria e o acoplador, atua como proteção para a eletrônica.
Outras ferramentas
As ferramentas necessárias para este projeto incluem alicates de arame para cortar e expor a fiação interna do acoplador, uma vareta de solda para garantir a conexão, um pouco de fita isolante para a segurança, um par de cabos telefônicos e uma pequena ferramenta de corte para fazer um pequeno corte no acoplador de cabos do conector. Uma bateria também é necessária para conectar o conector com a finalidade de alimentar as bases. É melhor testar toda a configuração usando dois telefones de parede antes de conectar as estações base, apenas para garantir que está funcionando corretamente.
Mais Artigos
Referências
Sobre o Autor
Natalie Andrews has been writing since 2003. She has created content for print newsletters and blogs in the flower, transportation and entertainment industries. Her expertise lies in travel and home-decorating. Andrews graduated with a bachelor's degree in communications from the University of Houston in 2008.
Créditos Fotográficos
Thinkstock Images/Comstock/Getty Images