Instrumentos usados por astrônomos

••• refractor telescope image by Jim Mills from Fotolia.com

Todos sabemos que os astrônomos usam telescópios para estudar os confins do espaço. Mas o telescópio seria inútil se não fosse pelos aparelhos que medem e analisam a luz que recebem. Frequentemente, os astrônomos criam seus próprios instrumentos de acordo com aquilo que estudam. Outras vezes, usam aparelhos criados que já foram criados há décadas.

Fotômetro

Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images

O aparelho mais comum dos astrônomos é o fotômetro. De acordo com o Observatório McDonald da Universidade do Texas, ele mede a intensidade da luz recebida pelos telescópios. Geralmente, eles criam fotômetros especializados para telescópios específicos. Nesse Observatório, por exemplo, o telescópio Otto Struve tem um fotômetro especial, o Argos, que detecta os fótons recebidos.

Grades de difração

As grades de difração são usadas para dispersar fontes de luz em um determinado espectro. Esse processo permite que os astrônomos estudem o espectro de luz proveniente dos corpos celestes.

Espectrômetros

Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images

Os astrônomos usam espectrômetros para estudar a intensidade da luz proveniente dos planetas, estrelas e outros corpos do espaço. Através desse processo, é possível determinar o quão longe a Terra está do corpo celeste e a sua idade provável.

Filtros

Os filtros de vidro são equipamentos importantes que são usados para fazer imagens dos corpos celestes. Os filtros permitem que a luz de determinados comprimentos de onda passem, enquanto bloqueia a luz de outros comprimentos de onda. Isso é importante pois é possível isolar e estudar cores específicas da luz dos planetas, estrelas e outros corpos do espaço.

Mais recentes

×