Como ler o chassi de veículos Toyota

••• fall again image by anteus from Fotolia.com

Todo carro que é fabricado vem com um número de chassi. O número de chassi é um conjunto de números e letras que fornecem informações sobre o carro, desde marca e modelo até por quem e onde foi fabricado. Cada parte do número é essencial para identificar um carro.

Passo 1

Encontre o número do chassi ao lado direito de onde o para-brisa encontra o painel.

Passo 2

Divida o número em partes específicas. O primeiro dígito representa o país onde o carro foi fabricado -- "J" significa "Japão", "U" significa "Estados Unidos", entre outros. O segundo dígito representa a fabricante, sendo que o "T" representa "Toyota". O terceiro dígito é o tipo do veículo, por exemplo carro ou caminhão.

Passo 3

Os próximos dois dígitos representam as características do carro. Por exemplo, um sedan recebe o número 53 e uma minivan com teto elevado recebe o número 12.

Passo 4

Os próximos dois ou três dígitos representam o modelo do motor. Por exemplo, "S" representa transmissão de duas, três ou quatro velocidades; "2" representa câmaras de combustão de 2 litros, 3 litros ou 4 litros.

Passo 5

Encontre os próximos dois ou três dígitos que indicam o modelo do carro. Essa combinação de dígitos não tem nada a ver com as características do modelo ou seu nome, são apenas códigos do modelo. O código "BUT" é do modelo Supra.

Passo 6

Encontre os próximos três dígitos que representam o código do modelo (um código específico para a empresa) e o dígito verificador (para garantir que o número de chassi está correto e não foi falsificado).

Passo 7

Encontre os próximos dois dígitos que representam o ano de fabricação do carro, e os últimos dois dígitos que representam a fábrica em que o veículo foi feito.

Passo 8

Verifique o último conjunto de dígitos que é o número de série do fabricante do carro.

Mais recentes

×