×
Loading ...

Como interpretar gráficos e tabelas

Os gráficos e tabelas são representações visuais de dados na forma de pontos, linhas, barras e gráficos circulares. Usando gráficos ou tabelas, pode-se demonstrar valores medidos em um experimento, dados de vendas, ou como sua taxa de consumo elétrico varia ao longo do tempo. Os tipos de gráficos e tabelas incluem gráficos de linhas, de barras e circulares. Diferentes tipos de gráficos e tabelas mostram os dados de formas diferentes, e alguns são mais adequados do que outros para determinados propósitos. Para interpretar um gráfico ou tabela, leia o título, olhe as legendas, e então estude o gráfico para entender o que ele mostra.

Instruções

Gráfico de barras (business graph image by Alexey Klementiev from Fotolia.com)
  1. Leia o título do gráfico ou tabela. O título lhe dirá que informações estão sendo mostradas. Por exemplo, um gráfico ou tabela da quantidade de calças vendidas no mês de junho pode ter o título "número de calças vendidas em junho".

    Loading...
  2. Olhe para a legenda, que é geralmente uma caixa perto do gráfico. Ela explicará símbolos e cores usadas no gráfico ou tabela. Em um gráfico de linha do "número de calças vendidas no mês de junho", uma linha azul pode mostrar o número de calças azuis vendidas por dia do mês, a linha vermelha indica o número de calças vermelhas, e a marrom mostra o número de calças marrons. Esse tipo de gráfico mostra não só como as vendas mudaram de dia para dia, mas também oferece um olhar rápido sobre a popularidade de cada cor. Similarmente, em um gráfico de barras, o retângulo azul indicaria as calças azuis, e assim sucessivamente. Pode-se colocar as barras uma do lado da outra em uma tabela mensal que mostra as vendas relativas de cada cor, ou pode-se empilhar as três barras perto de outras similares de outros meses. Então as barras não só mostrarão as vendas com o tempo, como também a mudança na proporção relativa de cada cor vendida com o passar do tempo. Em um gráfico circular, ou de pizza, a porção azul do círculo representaria a proporção total de calças azuis vendidas, a vermelha, calças vermelhas, e a marrom, o número de calças marrons.

  3. Leia as legendas no gráfico ou tabela. Ela lhe diz que variáveis ou parâmetros estão sendo mostrados. Por exemplo, em um gráfico de linha ou barras para o "número de calças vendidas em junho", o eixo x pode representar os dias do mês, o eixo y, o número de calças vendidas. Para um gráfico circular, o número de cada cor de calça vendida no mês de junho será mostrado como uma porcentagem do círculo. 50% das calças vendidas podem ser marrons, 40% azuis, e 10% vermelhas.

  4. Tire conclusões baseando-se nos dados. Pode-se tomar conclusões mais rapidamente com gráficos do que utilizando uma tabela de dados ou uma descrição escrita. Por exemplo, no gráfico de reta, a linha marrom subiu mais, a azul ficou no meio, e a vermelha foi a que menos aumentou. Na tabela de barras, a barra marrom é a maior, a azul é a segunda maior, e a vermelha é a menor. No gráfico circular, metade do círculo seria marrom, uma grande parte seria azul e apenas uma pequena porção da outra metade seria azul. Todas essas representações indicam que as calças marrons venderam mais, seguidas pelas azuis, e as calças vermelhas não venderam muito bem.

  5. Caso esteja aprendendo sobre gráficos e tabelas em uma aula de matemática, responda questões sobre os gráficos ou tabelas em sua tarefa de casa. Peça para um amigo fazer perguntas sobre o gráfico ou tabela. À medida que você responde as perguntas, seu amigo pode corrigi-lo. Agora, inverta os papéis com seu amigo. Pode-se fazer perguntas como "baseando-se nos dados, quais calças foram as menos populares?"

Loading...

O que você precisa

  • Gráfico
  • Tabela
  • Caneta
  • Lápis
  • Computador
  • Calculadora

Referências

Loading ...
Loading ...