Como calcular antilog

O termo "antilog" tem sido substituído na matemática pelo termo "expoente"

Calculator image by Alhazm Salemi from Fotolia.com

Um antilog é a função inversa de um logaritmo. Essa notação era comum na época em que os cálculos eram feitos com réguas de cálculo ou por tabelas de referência de números. Hoje, computadores fazem esse cálculos, e o uso do termo "antilog" vem sendo substituído na matemática pelo termo "expoente". Entretanto, o termo "antilog" ainda é comumente utilizado em eletrônica para certos componentes conhecidos como amplificadores antilog.

Step 1

Defina um logaritmo. O logaritmo de um número é a potência a qual uma dada base precisa ser elevada para obter aquele número. Por exemplo, 10 precisa ser elevado à segunda potência para obter 100, então o logaritmo de base 10 de 100 é 2. Isso é expresso matematicamente como log(10) 100 = 2.

Step 2

Descreva uma função inversa. Se uma função f recebe um valor "A" e produz um valor "B" e existe uma função f^-1 que recebe um valor "B" e produz "A", dizemos que f^-1 é a função inversa de f. É importante observar que a notação f^-1 deve ser lida como "inversa de f" e não deve ser confundida com um expoente.

Step 3

Defina um antilogaritmo em termos de logaritmo. O antilogaritmo é a função inversa de um logaritmo, então log(b) x = y significa que antilog(b) y = x. Isso é geralmente expresso com notação exponencial, de forma que antilog(b) y = x implica b^y = x.

Step 4

Analise um exemplo específico de notação antilog. Como log(10) 100 = 2, antilog(10)2 = 100 ou 10^2 = 100.

Step 5

Resolva um problema de antilog específico. Dado log(2) 32 = 5, qual é o antilog(2) 5? 2^5 = 32, então antilog(2) 5 = 32.

eHow Brasil
×