Como interpretar o Traceroute

Entenda o traceroute

Um dos termos técnicos usados nas soluções de problemas de internet é "traceroute". Um traceroute rastreia o caminho da sua conexão à internet para vários sites. Você pode ter feito um traceroute, por exemplo, se você teve problemas para acessar um site específico e queria determinar a causa do problema. Entender apropriadamente o resultado do traceroute que você realizou pode economizar o tempo de fazer uma ligação ao setor técnico do seu provedor de internet.

Step 1

Olhe a primeira linha abaixo do comando traceroute na tela do computador. Essa linha reconhece a sua solicitação e avisa o que o traceroute está fazendo. Você verá o nome do domínio para o qual você está rastreando a rota, junto com o endereço de IP para esse nome de domínio. A linha também indica quantos saltos (linhas) o traceroute irá permitir antes de finalizar.

Step 2

Observe as linhas numeradas subsequentes. Cada linha representa um roteador que você está passando para chegar no site de destino. Os roteadores aparecem em sequência, mostrando a rota exata que a sua conexão à internet está fazendo. Por exemplo, "1" é a primeira parada, e "2" é a segunda.

Step 3

Veja a primeira parte de cada linha para encontrar o nome do roteador que ele está encontrando. Seguindo o nome do roteador, você verá o endereço de IP do roteador. Após o endereço IP do roteador, você verá dois ou três conjuntos de números seguidos de “MS”, que significa milissegundos. Esses números lhe dizem quanto tempo leva para os pacotes de dados fazerem a viagem do computador até o roteador, e de volta para o computador. O percurso é feito de duas a três vezes, para que você tenha uma ideia do tempo médio que os pacotes de dados levam pra viajar. Quando o traceroute estiver finalizado, você verá "Trace Complete".

Step 4

Verifique se o traceroute possui “***” no lugar do nome do roteador. A linha irá acabar com "Request Timed Out". Isso pode significar que o roteador possui um firewall que está bloqueando o seu computador. Isso também pode indicar a origem do problema que está fazendo você não conseguir acessar o site. A não ser que o roteador pertença ao seu provedor de serviço, tudo o que você pode fazer é esperar que o roteador fique funcional novamente. No entanto, pelo menos você saberá que o problema não é com a sua rede, economizando o tempo e trabalho de tentar fazer reparos ou ajustes desnecessários.

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